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Mulheres que planejam engravidar precisam saber que os mecanismos biológicos são bastante complexos. É preciso estar em adequados níveis hormonais, fisiológicos e anatômicos para que a concepção aconteça, e isso nem sempre é possível.

Diante do estresse e da agitação da vida moderna, muitas vezes somos obrigados a viver de uma maneira não muito saudável, o que pode interferir na fertilidade.

A boa notícia é que, com algumas mudanças no estilo de vida, um pouco de conhecimento sobre como melhorar as probabilidades de engravidar e tratamentos de fertilidade, as chances de contracepção aumentam significativamente.

Conheça algumas dicas simples para alcançar o bem-estar geral e aumentar sua fertilidade.

1. Fuja do estresse e pratique exercícios

Não importa as circunstâncias: o estresse é sempre ruim para o nosso organismo, e pode ter um efeito ainda mais devastador para quem está tentando engravidar. Há estudos científicos que mediram os níveis da enzima alfa amilase salivar, que está diretamente ligada ao estresse, e concluíram que mulheres com níveis mais elevados da enzima tinham um risco duas vezes maior de infertilidade.

Uma forma de combater o estresse e trazer mais qualidade de vida e saúde ao corpo é praticar exercícios moderadamente. Se você gosta de academia, aproveite para fazer musculação e atividades aeróbicas como corrida, bike, spinning e aulas de danças. Se prefere esportes, faça pelo menos 3x na semana.

2. Dieta saudável

Deixe de lado os fast foods e opte por refeições mais saudáveis, que incluam saladas leves e proteínas magras. Estudos revelam que mulheres acima do peso ou obesas têm muito mais dificuldade em engravidar. Um IMC (Índice de Massa Corporal) normal está entre 18 e 24,9.

3. Evite cafeína

É comprovado que a cafeína diminui a fertilidade e mulheres que querem engravidar não devem consumir mais de 200 mg de cafeína por dia. É bom lembrar que a cafeína pode ser encontrada em vários alimentos, como chás, chocolates e refrigerantes. Uma dica para quem não dispensa o sabor do cafezinho diário: tome café descafeinado.

4. Álcool é prejudicial

O álcool também é um componente que pode prejudicar a fertilidade. Estudos mostram que mulheres que bebem pelo menos quatro bebidas alcoólicas por semana têm 16% menos chances de engravidar do que as que não ingerem nada alcoólico.

5. Não fume

Que o cigarro faz mal à saúde já é do conhecimento de todos. Então, não é surpresa que ele diminua as chances de contracepção. As pesquisas indicam que as fumantes levam quase dois meses a mais para engravidar do que as não fumantes. Além disso, as mulheres que fumam têm risco maior de ter a menopausa mais cedo.

6. Não use outras drogas

Fique longe das drogas ilícitas. Maconha, cocaína e heroína diminuem os níveis dos hormônios sexuais, além de causar aborto, descolamento da placenta, malformações e parto prematuro.

7. Fique atenta ao ciclo menstrual e período fértil

Não é segredo que as mulheres têm a melhor chance de engravidar no período fértil. Portanto, manter relações sexuais nesta fase é fundamental para quem quer engravidar. O período fértil é aquele que antecede em 5 a 6 dias a ovulação. Portanto, para uma mulher com ciclos de intervalos de 28 dias, a ovulação ocorre no 14o dia e o período fértil são os 5 a 6 dias antes desta data. Dica: o dia mais fértil ocorre 2 dias antes da ovulação (neste caso, no 12o dia do ciclo).

Para ter certeza de que está no período da ovulação, existem testes urinários disponíveis (detecção do nível de LH) que podem ser comprados na farmácia e realizados em casa.

8. Relação sexual

Muitas mulheres parecem pensar que fazer sexo o tempo todo vai resultar em gravidez. Já outras acreditam que fazendo isso raramente, e apenas durante momentos específicos, fará com que os espermatozoides sejam mais potentes. Ambos os pressupostos estão errados.

É uma boa ideia manter relação durante o período fértil, diariamente ou a cada dois dias, principalmente nos dois dias antes da ovulação e novamente no dia que você acredita estar ovulando.

9. Vitaminas

As vitaminas são uma ótima maneira de melhorar a sua saúde em geral e dar ao seu corpo exatamente o que ele precisa. São especialmente importantes quando você está tentando engravidar, e mesmo durante a gravidez. Vitaminas e minerais específicos podem ajudar a aumentar a probabilidade de engravidar, porque auxiliam na eliminação de deficiências nutricionais. Entretanto, devem ser prescritas somente pelo médico.

10. Complemente o ácido fólico

O ácido fólico reduz muito as chances de malformações do tubo neural (ex.: espinha bífida) em bebês, então é importante obter uma dosagem diária suficiente antes e durante a gravidez.

Outros suplementos também podem ser incluídos para ajudar na fertilidade, como ácidos graxos ômega 3, vitamina C, vitamina E e beta caroteno.