Positividade durante o tratamento de infertilidade

Compartilhe este post

Positividade para tratamento de infertilidadePara desenvolver um procedimento sério e delicado, é preciso tempo; nada pode ser feito em um piscar de olhos.

Porém, muitas pessoas que procuram pelo tratamento de infertilidade, buscando realizar seu sonho da concepção, deixam a ansiedade, muitas vezes, tomar conta – e com ela, certo sentimento negativo de que as coisas podem não dar certo.

Essa negatividade causa um estresse sobre o corpo e libera hormônios que podem, de certa forma, prejudicar o tratamento.

Por isso, manter-se positivo é vital para o bem-estar físico e emocional. Essa postura reforça para o corpo pensamentos e ações saudáveis e, como sabemos, manter o pensamento positivo atrai coisas boas para a vida. Hoje, a própria física quântica explica que a matéria está submetida à consciência humana, o que prova a nossa sensação de que “quem é positivo geralmente consegue coisas boas e parece que, no final, tudo dá certo”.

Durante o tratamento da infertilidade é muito importante para a mulher, seu parceiro e sua qualidade de vida encontrar formas de se manter otimista.

Veja algumas dicas que podem ajudar a nutrir uma postura mais positiva e equilibrada!

Grupo de apoio

Por mais solitário que possa parecer o tratamento de infertilidade, a verdade é que muitas mulheres, homens e casais já passaram ou estão passando pela mesma situação.

Encontrar um grupo de apoio dessas pessoas pode ajudar muito na troca de informações e impressões. Pergunte ao seu médico sobre a existência de tais grupos, e pesquise na internet e nas redes sociais. Também, não se isole: geralmente, a família e amigos estão dispostos a dar apoio e podem ajudar a manter um lado emocional saudável. Apenas tenha cuidado com o que muitos leigos podem falar tanto no seu dia-a-dia quanto na internet (em fóruns e blogs), sem saber exatamente o que você está passando. Muitas vezes, no intuito de ajudar ou dar “conselhos”, os amigos acabando passando experiências de outros tratamentos, com outros diagnósticos, o que nem sempre reflete a sua realidade ou o resultado que você deve esperar. Absorva a positividade no geral, não o que uma amiga usou de medicamento, o que a outra fez etc. Cada paciente tem sua particularidade e o tratamento é específico para cada um.

Invista na sua relação

Tratamentos de fertilidade podem ser cansativos para ambos os parceiros. É importante manterem-se unidos e tirarem o foco dos problemas de fertilidade. Concentrem-se um no outro, realizem atividades juntos – cinema, passeios, comemoração de datas do casal, jantares etc. Divirtam-se juntos!

Espalhe positividade pela casa

Coloque cartões com palavras e frases positivas no computador, no espelho do banheiro, na porta dos armários e no carro. Repita as frases em voz alta várias vezes ao dia. Pode soar como ridículo num primeiro momento, mas isso realmente funciona!

Ao ler, seu cérebro irá assimilando-as. Use palavras como “corpo saudável”, “equilíbrio”, “ciclo normal”, “óvulos saudáveis”, “bons embriões”, “eu sou uma mulher saudável”, “meu útero e ovários estão prontos para gerar um bebê”, “meu parceiro e eu somos pais maravilhosos”. Também tente escrever qualquer palavra ou frase que te faça sorrir.

Outra estratégia eficaz é ter pensamentos positivos ao dormir e ao acordar. Para isso, dedique 5 minutos à noite, deitada, pensando em coisas boas e o que você quer que aconteça. Ao acordar, no banho ou no café-da-manhã, pense mais 5 minutos no que refletiu na noite anterior. Teste por uma semana e verá que estará dando essa dica para seus amigos!

Escreva um diário

Coloque para fora seus sentimentos – escrever é uma boa maneira de fazer isso. Muitas vezes, o ato de escrever nos ajuda a ter uma visão diferente das próprias emoções e a nos manter positivos. O melhor período é à noite, ao chegar em casa.

Conecte-se positivamente

A ordem é eliminar a negatividade em torno de você. Então, conecte-se com pessoas positivas, leia livros positivos, assista a filmes felizes, “alto astral”, participe de grupos nas redes sociais sobre os seus hobbies. Não deixe que pessoas negativas ou imagens o arrastem para baixo.

Tenha sempre em mente o que deseja para si e sua vida e tenha certeza de que, com otimismo, a vida fica mais leve e, as situações, mais fáceis de enfrentar.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados