Tempo de Leitura: 4 minutos

O ciclo menstrual é extremamente importante para entendermos a fertilidade feminina, além de podermos extrair muitas informações interessantes. As 3 fases do ciclo menstrual são:

  1. Folicular (ovário) ou proliferativa inicial (sob o aspecto do endométrio);
  2. Ovulatória (ovário) ou proliferativa tardia (sob o aspecto do endométrio);
  3. Lútea (ovário) ou secretória (sob o aspecto do endométrio).

A fase folicular é ocorre do 1° dia até aproximadamente o 12° dia, sendo a fase em que ocorre também a menstruação (no início).

A fase ovulatória compreende o meio do ciclo e, como o nome sugere, é quando a ovulação acontece.

Por fim, a fase lútea é a que prepara o útero para a implantação do embrião. Essa fase dura cerca de 14 dias.

Mas qual a relação entre o ciclo menstrual e a fertilidade? Continue lendo e descubra!

Fase folicular

É o período que se inicia com o primeiro dia do fluxo menstrual. Normalmente, a menstruação dura de 3 a 7 dias. Mas a fase folicular dura até aproximadamente 12 dias, que é quando o corpo se prepara para a maturação do óvulo que será liberado pelo ovário na fase seguinte. Para lembrarmos: o folículo é a estrutura que contém células do ovário (granulosa e teca) e um óvulo no interior. A cada ciclo, normalmente apenas um folículo se torna o dominante, crescendo até cerca de 2,5 cm, antes de ovular. Nesta fase, o endométrio cresce em resposta ao estradiol produzido pelo folículo e, assim, a menstruação cessa em poucos dias.

Fase ovulatória

A fase ovulatória é quando pode ocorrer a gravidez, pois é o período da expulsão do óvulo que é coletado pela tuba uterina, esperando ser fertilizado. Se houver o encontro com o espermatozoide, forma-se o embrião que pode gerar um bebê saudável. Vale lembrar que o óvulo é fecundado dentro da tuba uterina e o embrião formado demora cerca de 5 dias para chegar até a cavidade endometrial (interior do útero) para implantar e o teste de gravidez vir positivo. Caso contrário, o óvulo é degenerado e eliminado. Importante: o famoso período fértil não se inicia na fase ovulatória. Ele representa o período de 5 a 6 dias antes e durante a ovulação, portanto, começa na fase folicular tardia, quando o folículo dominante está grande. Assim, o casal que está tentando engravidar não deve esperar o dia da ovulação apenas para ter relações sexuais. Elas devem ser iniciadas antes, para aumentar a chance de gravidez!

Fase lútea

A fase lútea se inicia após a ovulação, quando o folículo dominante se transforma em corpo lúteo (daí o nome), que produz o hormônio predominante dessa fase, a progesterona. Quando o óvulo não é fecundado ou quando o embrião não se implanta no endométrio, o corpo lúteo perde sua função e a menstruação ocorre, pois a falta de progesterona causa a instabilidade do endométrio, fechando o ciclo menstrual. Essa fase tem uma duração média de 14 dias após a ovulação.

Atenção: nessa fase, a progesterona é lançada no organismo a partir do segundo dia do período ovulatório e, com o passar do período, isso gera alguns incômodos e sintomas da TPM, como cansaço, inchaço, irritabilidade, dores, entre outros.

Período fértil

É considerado fértil o período que vai de 5 dias antes da ovulação até 1 dia depois. Se o seu ciclo menstrual completo dura cerca de 30 dias, o seu período de maior fertilidade é do 11° dia até o 16° dia do ciclo menstrual. Existem hoje diversas calculadoras do período fértil disponíveis para fazer essa conta automaticamente para você: basta inserir sua data da última menstruação e intervalo dos seus ciclos.

Janela da fertilidade

A janela da fertilidade é o cálculo percentual dos dias mais propícios para uma gravidez surgir durante o período fértil da mulher. Por exemplo, no 1° dia do período de fertilidade, o valor é de aproximadamente 10% de chance de ocorrer uma gravidez. Pouco antes da ovulação, esse percentual aumenta para 33% e vai diminuindo progressivamente com o passar dos dias até chegar em quase 0% na fase lútea.

O ciclo menstrual está relacionado diretamente com o período de maior fertilidade da mulher que busca uma gravidez. Se seu sonho é ter um bebê, vale a pena conferir seu ciclo menstrual e encaixar corretamente nas datas que a fertilização pode ocorrer. Se continuar com problemas para engravidar, um especialista em Reprodução Humana deve ser consultado. Alguns exames poderão ser feitos até que finalmente a tão esperada gravidez aconteça.

Gostou do nosso artigo? Se você quer engravidar, preparamos um artigo completo com as melhores dicas e curiosidades! Clique aqui e confira!