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Muitos casais anseiam pela chegada de um bebê em suas vidas. Um novo integrante na família traz alegria, cumplicidade, responsabilidade e amor, mas nem sempre a gravidez ocorre de forma fácil, forçando muitas pessoas a recorrerem a tratamentos específicos ou a reverem os próprios hábitos. Entretanto, poucas pessoas sabem que um fator que merece atenção são os hábitos de alimentação que a futura mamãe tem. Muitas mulheres possuem um desequilíbrio ovulatório, e uma dieta com alimentos ricos que auxiliam na fertilidade pode ajudar nesse momento… e é justamente disso que vamos falar hoje! Conheça 4 alimentos para a fertilidade.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é essencial no dia a dia da futura mamãe. Por ser antioxidante, ela mantém a imunidade equilibrada, normaliza a ovulação e fortalece o aparelho reprodutor contra doenças que podem causar a infertilidade.

Alimentos que são boas fontes de vitamina C: laranja, mamão, pimentão, goiaba, abacaxi, acerola e limão.

Alimentos ricos em zinco e selênio

A quantidade adequada de hormônios sexuais produzidas pelos ovários, tecido periférico (gordura) e glândulas suprarrenais também tem a ver com o ciclo hormonal da mulher. Assim, vários nutrientes, como o zinco e o selênio, são necessários para regular a produção hormonal, mantendo os hormônios nas quantidades ideais para que a fecundação ocorra. Também é bom ter em mente que mulheres com o peso muito abaixo da média têm hormônios em quantidades insuficientes, prejudicando a ovulação devido ao desequilíbrio causado pela subnutrição. O mesmo ocorre em casos de anorexia nervosa.

Alimentos que são boas fontes de zinco: nozes, carne bovina e farelo de aveia.

Alimentos que são boas fontes de selênio: atum, alho, ovos e arroz integral.

Alimentos sem gorduras trans

Os hormônios ligados à gravidez precisam de gordura “boa” para que funcionem adequadamente. As gorduras poli-insaturadas estão presentes nos óleos de canola e soja e protegem o aparelho reprodutor feminino. Também são aconselhados os alimentos ricos em ômega 3, que são fontes de gordura insaturada.

Alimentos que são boas fontes de ômega 3: linhaça, nozes e peixes de águas frias e profundas, como o bacalhau e a sardinha.

É bom lembrar que a gordura trans pode levar o individuo à obesidade e acarretar demais doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão, que prejudicam a fertilidade feminina. Além disso, tanto o diabetes como a hipertensão potencializam o risco de aborto. Fique longe dessa gordura!

Alimentos ricos em vitamina E

A vitamina E atua melhorando a qualidade do útero e do endométrio, aumentando a vascularização da região. Uma das maiores causas da infertilidade é a ausência de vitamina E no organismo, que também é responsável por proteger o DNA.

Alimentos que são boas fontes de vitamina E: alface, espinafre, couve e alguns óleos vegetais.

Então, aquela salada verde é muito recomendada!

Vale lembrar que os alimentos para fertilidade são um auxílio para que o organismo se mantenha saudável. Não existe um alimento ideal para potencializar a fertilidade, mas o corpo humano saudável é muito mais suscetível à fecundação quando está em bom funcionamento. O acompanhamento de um médico profissional é imprescindível nessas situações, pois somente ele poderá informar a causa da infertilidade em cada organismo.

Agora que você já conhece os alimentos que beneficiam a fertilidade, curta a nossa página do Facebooke fique por dentro das principais notícias sobre saúde!