Calculadora do Período Fértil – As melhores da web

Compartilhe este post

Engana-se quem julga que toda mulher sabe tudo sobre seu período fértil.

Talvez pela naturalidade com que todas as transformações ocorrem desde sua primeira menstruação, ou talvez porque tudo isso pareça complexo, o fato é que é muito comum que mulheres precisem de suporte para calcular e entender o seu ciclo.

Muitas dúvidas surgem quando há planos para engravidar ou quando há necessidade de programar a gestação,  e nesta hora uma boa orientação e informações são fundamentais.

PERÍODO FÉRTIL

O primeiro passo é saber o que é período fértil e o que isso significa.

Esse é o momento em que a mulher está mais propensa a engravidar, pois é quando o ovário libera o óvulo para ser fecundado dentro da tuba uterina (ou trompa de Falópio). O ciclo começa no primeiro dia da menstruação e vai até o primeiro dia da menstruação seguinte. O período fértil é aquele composto pelos 5 ou 6 dias antes da ovulação, incluindo o dia da ovulação propriamente dita. Ou seja, para uma mulher com ciclos a cada 28 dias, a ovulação deve ocorrer no 14o dia do ciclo, sendo o período fértil do 9o ao 14o dia.

CALCULADORAS DO PERÍODO FÉRTIL

Para auxiliar as mulheres (e homens interessados), existem calculadoras do período fértil, disponíveis na internet ou em aplicativos para celular.

Testamos algumas opções e a seguir apresentamos suas características e os links para acesso:

Calculadora da GNT – Opção interessante, em que o usuário deve preencher o dia do início da menstruação e a duração do ciclo (28 dias é o padrão, mas observe seus últimos 3 ciclos e anote os intervalos). A data do dia da ovulação é apontada, e existem dicas de alimentação. As dicas para tentar engravidar de menino ou menina são teóricas e vemos que não funcionam na prática clínica. Por isso não utilizamos essas regras para orientar nossas pacientes.

Link: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/infograficos/calculadora-do-periodo-fertil-saiba-qual-e-o-dia-da-sua-ovulacao.htm

Calculadora WebMD – O site em inglês da WebMD oferece, em nossa opinião, a  calculadora mais completa. Com opção de entrada para os três ciclos menstruais anteriores (para ciclos pouco regulares), oferece um cálculo preciso e o calendário para os próximos três meses, com o período fértil, início do ciclo menstrual e a data para se realizar o exame de gravidez. O calendário também explica o ciclo menstrual, os dias corretos para implantação no caso de reprodução assistida e dicas sobre ovulação e gestação.

Link: http://www.webmd.com/baby/healthtool-ovulation-calculator

Calculadora Período Fértil – Uma boa calculadora para as mulheres que conhecem a duração de sua fase lútea (período da ovulação até o final do ciclo), oferece um calendário leve e simples.

Link: http://periodofertil.pt/

Calculadora Tua Saúde – Calculadora simples e rápida, que indica o período fértil, assim como o dia previsto para o nascimento do bebê, caso haja a fecundação e implantação.

Link: http://www.tuasaude.com/calculadora/periodo-fertil/

Calculadora Vida de Mulher – Tem como diferencial a possibilidade de calcular a duração da menstruação, que varia de mulher para mulher. Oferece explicações sobre ovulação e período fértil, assim como um gráfico que exibe, além do período fértil, e os dias mais seguros para ter relação com menor risco. Novamente: as dicas para engravidar de menino ou menina são teóricas e não devem ser consideradas como absolutas.

Link: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/calendario-da-mulher.html

 Calculadora Baby MED – Site completo, com várias opções de calculadora, muitos artigos sobre gestação, implantação e fertilidade. Exibe um calendário com informações úteis como por exemplo o dia certo para fazer testes, o dia para implantação de óvulos, entre outros.

Link: http://www.babymed.com/fertility-ovulation-calendar-calculator

Saber mais sobre o próprio corpo significa autonomia. Busque informações e inspire-se para planejar e organizar seus objetivos para com seus sonhos e necessidades.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

04 de set de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados