Infertilidade Secundária: Entenda Como Identificar e Quais Podem Ser os Tratamentos
A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
A reprodução humana ainda é um tema que gera algumas dúvidas, principalmente para quem nunca passou pelo processo de fertilização. Com isso, muitas pessoas acabam recorrendo à internet para se informar a respeito. Porém, muitas informações não são confiáveis.
Pensando nisso, separamos 10 mitos e verdades que surgem nos consultórios sobre o assunto!
Mito. Os tratamentos oferecem chances de engravidar, mas não há nenhum tratamento garantido em reprodução humana.
Verdade. Como os óvulos são formados quando a mulher está na vida intrauterina, ou seja, na barriga da mãe, o tempo acaba reduzindo a sua quantidade e qualidade e, portanto, influenciando a taxa de gravidez.
Após os 32 anos a fertilidade começa a cair, se acentuando depois dos 35 e ainda mais após os 40.
Mito. O tratamento é destinado para casais que querem ter filhos ou para mulheres que queiram ser mãe solo.
Depende. Apesar de ser possível, fazer o tratamento apenas para selecionar o sexo não é permitido no Brasil.
Verdade. Na mulher a preservação da fertilidade é feita pelo congelamento dos óvulos e no homem, dos espermatozóides.
A preservação da fertilidade masculina pode ser necessária devido a alguma doença, como câncer, por exemplo. Já na mulher, é uma opção para postergar a gravidez ou em caso de cirurgias e doenças que podem causar infertilidade.
Verdade. Há doenças como a adenomiose que afetam, inclusive, o resultado da fertilização.
Mito. Apesar do abortamento ser uma falha do processo reprodutivo, a imensa maioria das mulheres que sofreram um aborto vão conseguir engravidar novamente.
Mito. Nos tratamentos de reprodução humana realmente há possibilidade de biopsiar o embrião e detectar alterações genéticas. No entanto, essa tecnologia não exclui todo e qualquer problema no embrião.
Mito. Existem trabalhos que mostram, inclusive, que crianças de FIV têm desempenho escolar melhor. Isso porque há uma influência enorme da estrutura socioeconômica familiar.
A princípio, mito. A FIV por si só realmente traz momentos em que há retenção maior de líquidos, como na estimulação dos ovários. Mas, isso deveria ser transitório.
Algumas mulheres engordam mais durante o tratamento, mas a maioria consegue manter o peso.
Gostou de saber os mitos e verdades sobre a reprodução humana? Continue acompanhando o blog da VidaBemVinda para mais conteúdos!

Por Dr. Lucas Yugo Shiguehara Yamakami
24 de fev de 2021A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Neste artigo, você vai entender como mutações genéticas podem ser avaliadas antes da implantação do embrião, por que esse...
A produção independente é uma alternativa segura e cada vez mais comum para mulheres que desejam engravidar sem um...