Preservação da Fertilidade Feminina — Com Que Idade Fazer?

Compartilhe este post

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o fim dos anos 1990, o número de mulheres que se tornaram mães depois dos 40 anos aumentou em 88,5%. Com isso, surge a necessidade de preservação da fertilidade feminina.

As mulheres já nascem com a quantidade de óvulos que terá para o resto da vida e, todos os meses, são gastos um pouco desse número. Logo com o passar dos anos, há uma limitação de óvulos disponíveis, além de haver perda de qualidade.

Por que fazer a preservação da fertilidade feminina?

Com esse sonho de ser mãe sendo adiado, é preciso encontrar um equilíbrio entre a natureza e o desejo feminino da maternidade. Quando os óvulos são congelados, é possível manter esse equilíbrio.

A preservação da fertilidade feminina mantém a qualidade dos óvulos na idade em que foi colhido, pois, com essa piora decorrente da idade, as chances de erros genéticos e de nascimento de bebês com alguma síndrome ou malformação aumenta consideravelmente.

Qual a idade ideal para manter a preservação da fertilidade feminina?

O limite de idade é bastante individual. Pode haver mulheres com 37 anos com uma boa quantidade de óvulos para congelamento, como pode existir uma com a mesma idade e reserva limitada de óvulos.

O ideal é que cada mulher que tenha o desejo de postergar a gestação, procure um ginecologista para fazer uma avaliação da reserva ovariana e, dessa forma, conseguir escolher o melhor momento para o congelamento de óvulos.

Como é feito o preparo?

É feito um tratamento com injeções diárias, que tem início de acordo com o período do ciclo em que a mulher se encontra. Em certo momento desse tratamento, inicia-se a monitorização ultrassonográfica e, a partir dela, é avaliado o crescimento dos folículos.

Quando ele chega em um tamanho adequado, entre 17 e 22mm, é agendada uma punção ovariana e a coleta desses óvulos. Essa coleta é feita em centro cirúrgico, com sedação da paciente.

Existe limite de tempo de congelamento?

Não existe um limite de tempo para que os óvulos fiquem congelados. Portanto, apenas quando a mulher decidir ter filhos é que ela precisa tomar essa decisão.

Gostou de saber mais sobre a preservação da fertilidade feminina? Confira mais artigos como esse no blog da VidaBemVinda.

Dra. Michelle Nagai

Por Dra. Michelle Nagai

13 de jan de 2021
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados