Preservação da Fertilidade

Agende agora

Com o avanço das técnicas de Reprodução Humana, hoje é possível adiar a gestação com mais segurança e eficiência, através da preservação da fertilidade, seja por motivos pessoais, profissionais ou de saúde. Esse avanço da medicina pode ser visto também como uma adequação às necessidades atuais, principalmente do público feminino.

O que é a preservação de fertilidade?

É um tratamento indicado para pessoas que desejam adiar a gestação no momento e engravidar no futuro. Com ela é possível o congelamento de óvulossêmen e embriões para a sua utilização em um momento em que a pessoa se sinta mais confortável ou esteja preparada para tentar engravidar.

Quando falamos em preservação da fertilidade feminina, o tratamento mais indicado e cada vez mais comum é o congelamento de óvulos maduros através da técnica de vitrificação (congelamento ultrarrápido), conseguindo resultados melhores que os do congelamento lento antigamente utilizado. A taxa de sobrevivência após descongelamento de óvulos é de cerca de 90%.

Para quem é indicada?

As técnicas de preservação de fertilidade são indicadas para:

  • mulheres que possuem uma rotina intensa e não desejam engravidar no momento, mas gostariam de preservar a qualidade dos seus óvulos;
  • mulheres com câncer que serão submetidas a quimioterapia ou radioterapia pélvica e desejam ter filhos, pois esses tratamentos podem reduzir a reserva ovariana;
  • mulheres com endometrioma ovariano que serão submetidas a cirurgia que pode reduzir a reserva de óvulos.

A infertilidade é um aspecto pouco lembrado antes do início do planejamento de uma gravidez. Suas causas podem ser variadas, bem como os tratamentos. Por isso, é amplamente indicado para todas as pessoas a adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação adequada e manutenção do peso ideal, além da possibilidade do uso de vitaminas para que os melhores resultados sejam atingidos.

Há ainda, casos em que  as mulheres possuem como principal objetivo a construção de uma carreira profissional sólida e estável, antes de dedicar-se inteiramente para a possibilidade de uma gestação, deixando essa opção para o futuro. Com isso, o número de pessoas que procuram engravidam após os  35 anos aumentou expressivamente.

Veja esse vídeo da Dra. Fernanda Imperial onde ela fala sobre o congelamento de óvulos e a possibilidade de preservar a fertilidade da mulher:

Seja qual for o seu caso, vale a pena ficar antenada em relação à sua fertilidade e não deixar a oportunidade passar. Sabemos que quanto antes congelar os óvulos, melhores são as chances de sucesso no futuro. Portanto, se você tem mais de 30 anos e pensa em engravidar no futuro, mas não tem previsão de quando será, não deixe para depois e converse com seu médico sobre a preservação da fertilidade.

Congelamento de Óvulos - Todo tempo é precioso para preservar a fertilidade feminina

 

Ícone Fale com a VidaBemVinda

Um lugar onde a vida é sempre bem-vinda.

Preencha o formulário e nossa equipe de atendimento entrará em contato o mais breve possível para tirar dúvidas ou fazer seu agendamento. Esperamos você!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.