Tempo de Leitura: 4 minutos

Ansiedade talvez seja a palavra que melhor define o que é sentido pelo casal durante o período em que a mulher está tentando engravidar. Se você se encontra nessa situação, saiba que ela é bastante comum. Neste artigo vamos ajudar a mulher a conhecer mais sobre o assunto e a aprender como calcular seu período fértil. Acompanhe!

Um dos passos para as mulheres que desejam engravidar é controlar o período fértil, pois é nessa fase que ocorre a ovulação e o corpo feminino está preparado para promover o encontro e a união entre óvulo e espermatozoide.

Para identificar o período do mês mais propício à fecundação, é fundamental que a mulher saiba quando está ovulando, pois assim ela poderá controlar seu ciclo menstrual. Veja como fazer isso:

Como calcular seu período fértil?

O período fértil ocorre nos 6 dias que antecedem e incluem a ovulação, ou seja, você terá mais chances de engravidar em 6 dias do mês. Para calcular o período fértil, é possível fazer uso de uma calculadora ou do método da tabelinha.

No entanto, antes disso, é importante identificar os sinais desse período. Muco transparente e com consistência parecida com a da clara do ovo crua, dor na região pélvica, como se fosse uma cólica leve, além de dor e sensibilidade nas mamas são sinais de que a mulher se encontra em seu período fértil. Mas muitas mulheres não sentem isso e não significa que não estão ovulando!

1. Com calculadora

Uma maneira de prever os dias em que você está ovulando, é usar a calculadora do período fértil, que estima o dia da ovulação com base em alguns dados oferecidos por você. Após inserir os dados, é só clicar em “calcular” e pronto, você saberá qual é a melhor data para tentar engravidar.

2.  Com tabelinha

Este método é usado há muito tempo, desde a época de nossas avós, porém não é 100% eficaz (assim como as calculadoras em apps), principalmente para as mulheres que não possuem ciclo regular, mas é possível realizar um cálculo bastante aproximado do dia da ovulação.

Para usar esse método é importante saber que a mulher ovula cerca de 2 semanas antes da próxima menstruação. Porém, essa conta não é tão prática no dia a dia. Assim, para mulheres que possuem ciclo de 28 dias – contando a partir do primeiro dia da menstruação – a ovulação ocorrerá no 14° dia. Contudo, essa data pode variar de mulher para mulher. Assim, uma mulher que menstrua a cada 26 dias, por exemplo, ovulará no 12° dia do seu ciclo, ao passo que, se tiver ciclos de 30 dias, a ovulação deverá ocorrer por volta do 16° dia. Importante: você tem ideia de qual é o dia mais fértil? A maioria acha que é o dia da ovulação, porém sabemos que o dia mais fértil é 2 dias antes da ovulação!

Se seu ciclo for irregular é possível prever o período aproximado da ovulação observando se determinados sinais (confira no subtítulo abaixo) estão presentes; se estiverem, meça a temperatura corporal, pois na ovulação a temperatura fica em torno de 37°C.

Como detectar a ovulação?

1. Com testes de farmácia

É possível identificar a ovulação fazendo um “teste de farmácia”. Basta comprar o kit na farmácia (ex.: Confirme Fertilidade) e seguir as instruções da bula. São fitas urinárias que detectam níveis de LH (hormônio responsável pela ovulação). O principal problema desses testes é que podem gerar resultados falso-positivos (ficam positivos mas na realidade não houve pico de LH, mas o LH basal da paciente é alto) e falso-negativos (não detectam o pico de LH, dando a impressão de que não houve ovulação). Além disso, o pico de LH ocorre cerca de 36-48 horas antes da ovulação e muitas mulheres acabam perdendo alguns dias férteis, quando apenas se orientam de acordo com esses testes. Ajudam sim algumas mulheres com ciclos irregulares ou que não tem ideia real do intervalo do ciclo.

2. Em clínicas de fertilidade

É ideal procurar uma clínica de fertilidade se você precisar de ajuda para engravidar. O coito programado é uma técnica na qual a ovulação e o ciclo da mulher passam a ser controlados por especialistas.

Após a consulta, durante a qual são anotados todos os dados da futura mamãe, e a realização dos exames que determinam se algo orgânico está causando o insucesso da gravidez, a mulher conhecerá o período indicado como o mais fértil e, portanto, mais adequado para se ter relações.

É importante salientar que tudo deve ocorrer da forma mais natural possível, ou seja, o casal deve criar um clima romântico para que o estresse e a ansiedade não atrapalhem a possibilidade de ocorrer a fecundação.

A clínica ainda fornecerá orientações sobre o que deve ou não ser feito no período em que a mulher está tentando engravidar, como maneirar nos exercícios físicos de médio a alto impacto dando lugar à prática de atividades relaxantes.

Ainda tem dúvidas sobre como calcular seu período fértil ou sobre outras questões relacionadas? Deixe sua pergunta nos comentários!