Calculadora do Período Fértil – As mais conhecidas da web

Compartilhe este post

O que é período fértil?

Toda mulher sabe tudo sobre o seu período fértil, certo? Bem, na realidade não é bem assim. Mesmo com maior acesso à informação, esse assunto ainda é motivo de dúvida para muitas mulheres. O que é o período fértil? Como calculá-lo? Ele acontece antes ou depois da menstruação? São dúvidas comuns de muitas mulheres, e tais informações são essenciais para quem deseja engravidar ou programar a gestação.

A mulher deve conhecer como funciona o seu corpo, para que possa detectar disfunções e doenças. Saber o período fértil não só ajuda a programar uma gravidez, bem como entender como o seu corpo funciona.

Calculadoras do período fértil

Para auxiliar as mulheres (e homens interessados), existem calculadoras do período fértil, disponíveis na internet ou em aplicativos para celular.

Testamos algumas opções e a seguir apresentamos suas características e os links para acesso:

  • Calculadora da GNT – Opção interessante, em que o usuário deve preencher o dia do início da menstruação e a duração do ciclo (28 dias é o padrão, mas observe seus últimos 3 ciclos e anote os intervalos). A data do dia da ovulação é apontada, e existem dicas de alimentação. As dicas para tentar engravidar de menino ou menina são teóricas e vemos que não funcionam na prática clínica. Por isso não utilizamos essas regras para orientar nossas pacientes.
  • Calculadora WebMD – O site em inglês da WebMD oferece, em nossa opinião, a  calculadora mais completa. Com opção de entrada para os três ciclos menstruais anteriores (para ciclos pouco regulares), oferece um cálculo preciso e o calendário para os próximos três meses, com o período fértil, início do ciclo menstrual e a data para se realizar o exame de gravidez. O calendário também explica o ciclo menstrual, os dias corretos para implantação no caso de reprodução assistida e dicas sobre ovulação e gestação.
  • Calculadora Período Fértil – Uma boa calculadora para as mulheres que conhecem a duração de sua fase lútea (período da ovulação até o final do ciclo), oferece um calendário leve e simples.
  • Calculadora Tua Saúde – Calculadora simples e rápida, que indica o período fértil, assim como o dia previsto para o nascimento do bebê, caso haja a fecundação e implantação.
  • Calculadora Vida de Mulher – Tem como diferencial a possibilidade de calcular a duração da menstruação, que varia de mulher para mulher. Oferece explicações sobre ovulação e período fértil, assim como um gráfico que exibe, além do período fértil, e os dias mais seguros para ter relação com menor risco. Novamente: as dicas para engravidar de menino ou menina são teóricas e não devem ser consideradas como absolutas.
  • Calculadora Baby MED – Site completo, com várias opções de calculadora, muitos artigos sobre gestação, implantação e fertilidade. Exibe um calendário com informações úteis como por exemplo o dia certo para fazer testes, o dia para implantação de óvulos, entre outros.

Saber mais sobre o próprio corpo significa autonomia. Busque informações e inspire-se para planejar e alinhar seus objetivos com seus sonhos e necessidades. Boa sorte!

Foto capa: http://perfeicaofeminina.com/

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados