Infertilidade Secundária: Entenda Como Identificar e Quais Podem Ser os Tratamentos
A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Já era sabida a forte relação entre a cafeína e a redução da fertilidade. Havia estudos mostrando que o consumo de cafeína (mais do que 300 mg/dia) prolongava o tempo para a concepção e reduzia a taxa de fecundidade.
A novidade é o estudo do NIH (National Institute of Health) e da Universidade de Ohio publicado recentemente, em 24 de março de 2016.
O estudo evidenciou que mulheres que consomem mais de 2 bebidas cafeinadas por dia durante a semana que antecede a concepção até as 7 primeiras semanas de gestação têm maior probabilidade de abortar dos que aquelas que não consomem.
Foram acompanhados 501 casais entre 2005 e 2009 com análise de variáveis como tabagismo, consumo de bebidas cafeinadas e de polivitamínicos desde a pré-concepção até a 7ª semana de gestação. Das 344 mulheres que engravidaram, 98 tiveram abortamento espontâneo.
O estudo constatou que mulheres que consumiam mais de 2 bebidas cafeinadas por dia aumentaram em 1,74 o risco relativo para abortamento, ou seja, 74% a mais que aquelas que não consumiam essa quantidade.
E também foram englobados neste estudo os homens, em que se evidenciou que aqueles que consumiam 2 ou mais bebidas cafeinadas por dia aumentaram em 1,73 o risco de abortamento.
Por outro Lado, os pesquisadores constataram que mulheres que fizeram uso de polivitamínicos todos os dias (pré-concepção e durante o inicio da gestação) tiveram uma significativa redução do risco de aborto, chegando a reduzir em até 55% menos risco em uso de polivitamínicos pré-concepção e 79% menos risco em mulheres que seguiram o uso de polivitaminicos até o início da gestação.
Esses achados promovem uma Informação importante para os casais que estão planejando engravidar e querem minimizar o risco de perda precoce e fica cada vez mais evidente que existe uma forte relação entre fertilidade, estilo de vida e fatores ambientais.

A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Neste artigo, você vai entender como mutações genéticas podem ser avaliadas antes da implantação do embrião, por que esse...
A produção independente é uma alternativa segura e cada vez mais comum para mulheres que desejam engravidar sem um...