Tempo de Leitura: 1 minutos

Você sabe quais são os sinais de infertilidade? Se a resposta for não, não precisa se preocupar. Neste artigo, você vai encontrar os principais sintomas que podem ser indícios de que é infértil. 

A infertilidade é um dos maiores medos que surgem entre as mulheres que sonham em engravidar. É possível saber por meio de sinais enviados pelo corpo e testes em laboratórios a possibilidade de ser infértil.

Quer saber quais são eles? Veja a seguir!

4 sinais de infertilidade feminina

Existem três sinais de infertilidade no corpo da mulher que podem significar a impossibilidade de gravidez de maneira natural. São eles:

  • ciclo menstrual irregular: quando eles ocorrem de maneira mais longa ou mais curtas do que o normal (dois dias a mais ou dois dias menos), que pode ser sinal  de distúrbios ovulatórios;
  • menstruação com cólicas intensa e dores em relações sexuais: podendo ser sintomas de endometriose;
  • modificações no corpo: excesso de acne, aumento de pêlos, bastante oleosidade na pele e queda excessiva de cabelo, que podem significar o surgimento da síndrome do ovário policístico.

O surgimento dessas doenças podem acarretar em infertilidade. Por isso, é fundamental que, ao identificar os sinais, você procure um médico e realize testes que comprovam ou não a infertilidade. 

Testes para identificar a infertilidade

Após notar os sinais de infertilidade, é recomendado a realização de exames para ter um diagnóstico mais preciso, como:

  • distúrbios ovulatórios: dosagem de hormônios no sangue e na urina, ultrassonografia transvaginal seriada para avaliar o crescimento dos folículos, e  anatomia do útero e suas estruturas;
  • endometriose: ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal,  e ressonância magnética de pelve;
  • síndrome do ovário policístico: ultrassom transvaginal para avaliar alterações presentes nos ovários e dosagens hormonais no sangue;
  • Alterações anatômicas no útero e trompas: histerossalpingografia, especialmente útil se você tem histórico de cirugias na pelve ou de infecções no útero ou nas trompas.

Agora que você já sabe quais são os sinais de infertilidade, saiba mais sobre esse assunto, lendo o artigo: 12 verdades e mitos sobre infertilidade feminina para esclarecer já!