Tempo de Leitura: 2 minutos

Após diversas tentativas de gravidez sem sucesso, é normal que o casal comece a se preocupar. Se você está passando por essa situação e está se questionando “por que não consigo engravidar?”, saiba que o problema pode tanto estar relacionado a fatores femininos, quanto a fatores masculinos.

Mas, calma! Um casal saudável tem entre 15% a 20% de chances de engravidar a cada ciclo. Por isso, é normal levar um tempo para alcançar a tão desejada gravidez. Entretanto, após um ano de tentativas sem uso métodos contraceptivos, é fundamental buscar ajuda médica.

”Não consigo engravidar. Qual pode ser a causa?”

Nem sempre a gravidez não ocorre por causa da mulher. Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade masculina é responsável por 35% dos casos de dificuldades de engravidar. Outros 35% estão relacionados a fatores femininos, além de um percentual referente à infertilidade sem causa aparente ou por ambos os sexos.

Portanto, quando você se pergunta “não consigo engravidar e agora?”, o casal infértil deve buscar uma clínica de reprodução humana para investigar tanto os fatores femininos, quanto os masculinos para encontrar o tratamento adequado para cada situação.

Nos homens, as principais causas de infertilidade são:

Varicocele

A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina e acomete cerca de 15% dos homens. Geralmente, a doença é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Por isso, o diagnóstico pode ser difícil e demorado.

Essa doença é caracterizada pela dilatação anormal das veias presentes nos testículos, o que aumenta a temperatura no local e retorno de sangue no próprio órgão. Por isso, afeta os parâmetros seminais, diminuindo a qualidade do esperma.

Obesidade

Outro fator que pode afetar a saúde reprodutiva do homem é a obesidade, pois compromete a qualidade dos espermatozoide. O excesso de peso deixa o organismo sobrecarregado, o que reduz a concentração de espermatozoides no sêmen, além de interferir na motilidade espermática.

Cirurgias

Cirurgias para a correção de hérnia de inguinal ou que envolveram a manipulação dos testículos também podem causar infertilidade, já que apresentam aderências que obstruem os ductos deferentes e impedem a saída do sêmen.

Alterações hormonais

Por fim, outro fator que causa infertilidade nos homens são as alterações hormonais, como da tireoide, testosterona e diabetes, pois podem interferir no processo de fabricação e maturação das células reprodutivas do homem.

Sedentarismo

O sedentarismo também afeta a qualidade do sémen. Os espermatozoides de homens que levam uma vida sedentária são menos ativos em comparação àqueles que praticam atividade física.

Além disso, homens sedentários que passam muito tempo sentados acabam expondo os testículos a temperaturas mais altas e o calor reduz a contagem de espermatozoides.

Agora que já conhece os principais fatores que podem deixar os homens inférteis, aproveite para conferir também quais são as principais causas da infertilidade feminina.

Mas para responder com precisão a sua questão “por que não consigo engravidar?”, é indispensável passar por acompanhamento médico para realizar uma investigação completa.

Para marcar uma consulta, acesse o site da VidaBemVinda!