Tempo de Leitura: 1 minutos

O tratamento por ovodoação é uma técnica de FIV (Fertilização in Vitro), que envolve a fertilização de óvulos doados anonimamente com espermatozoides.

O método, felizmente, é uma opção para mulheres com baixa reserva ovariana, que tiveram os ovários removidos, menopausa precoce ou falhas de tratamento.

Desde o surgimento da fertilização in vitro, em 1978, cerca de 8 milhões de pessoas foram geradas por este procedimento, conforme dados divulgados no Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Como funciona o tratamento por ovodoação?

O tratamento por ovodoação é realizado pela clínica VidaBemVinda. Neste tipo de fertilização in vitro, quem faz  a estimulação dos ovários, uma etapa fundamental para o sucesso dos ciclos de reprodução assistida, é a doadora.

Em seguida, os óvulos obtidos são fertilizados com os espermatozoides e, assim, são obtidos os embriões. Os que têm um bom desenvolvimento são transferidos ao útero da receptora dos óvulos.

Também é necessária a preparação do endométrio da receptora, que pode ser feito em um ciclo natural ou simulando um ciclo menstrual com medicações, para que haja uma  sincronização do endométrio com os embriões.

Quais são as regras para o tratamento por ovodoação?

O Conselho Federal de Medicina garante algumas regras para a ovodoação, como:

  • anonimato dos óvulos doados, no qual a doadora e a receptora não podem saber quem são;
  • proibição de qualquer finalidade lucrativa ou comercial;
  • limite de idade de 35 anos para doação ;
  • as doadoras não podem ter doenças genéticas e/ou sexualmente transmissíveis (DST) e são submetidas a diversos exames para comprovar sua saúde, como sorologias, secreção vaginal, cariótipo e ultrassonografia transvaginal para avaliação da reserva ovariana;
  • a receptora pode ter, no máximo, 50 anos;
  • é feito um processo de escolha da doadora de óvulos, que geralmente opta por óvulos com características fenotípicas similares à da paciente;

Em geral, as taxas de gravidez em ciclos de ovodoação possuem entre 50% a 60% de sucesso. Saiba mais informações sobre os tratamentos de reprodução humana da clínica VidaBemVinda.