Tempo de Leitura: 2 minutos

A boa saúde sexual traz diversos benefícios para o estado físico e mental, para o bem-estar do indivíduo e contribui, até mesmo, para a qualidade e longevidade das relações afetivas. Logo, o sexo também é parte fundamental para conquistar uma vida saudável.

Por essas razões, é importante refletir sobre como está a saúde sexual. Você está satisfeito? Acha que poderia melhorar em algum aspecto? Tem dúvidas não esclarecidas sobre sexualidade? No decorrer do artigo, você entenderá mais sobre o assunto!

Cuidado e promoção da saúde sexual

Quando falamos em saúde sexual, o primeiro passo é compreender que há dois pilares relacionados ao tema:

  1. cuidados preventivos: que consiste na realização de exames esporádicos, específicos e globais, para checar a saúde como um todo, desde a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis até a distúrbios hormonais;
  2. promoção da sexualidade: ou seja, incentivar a prática sexual saudável, pois traz benefícios para o corpo e mente, como ativação da circulação sanguínea, melhora da qualidade do sono, dores de cabeça, reumáticas e menstruais, estimulação da concentração e criatividade, aumento da imunidade, entre outros.

Neste momento, vale refletir sobre sua realidade atual: seus exames estão em dia? Está se protegendo de doenças sexualmente transmissíveis? Tem alguma queixa sexual, como falta de líbido ou insatisfação?

O sexo, assim como outras áreas da saúde, merece sua atenção para que se torne prazeroso e seguro. Por isso, é importante sempre falar com especialistas e buscar tratamentos adequados caso sua saúde sexual não esteja tão bem quanto gostaria.

Dicas para melhorar a sua saúde sexual

Entretanto, para te ajudar a melhorar sua saúde sexual a partir de agora, preparamos algumas dicas que, se colocadas em prática, certamente contribuirão para o seu desempenho e satisfação:

  • pratique atividades físicas regularmente;
  • tenha uma boa alimentação;
  • cuide da sua autoestima;
  • invista no autoconhecimento, o que inclui conhecer seu próprio corpo por meio, por exemplo, da masturbação;
  • se livre da ansiedade de performance sexual — foque no prazer e no presente, não em resultados;
  • faça meditação — a prática contribui para melhorar a saúde como um todo, inclusive a sexual;
  • se ame e não seja tão crítico com você mesmo(a);
  • não tenha preconceitos;
  • converse abertamente com seu parceiro, o compreenda e tenha empatia;
  • se informe — há muitos materiais disponíveis sobre sexualidade e problemas sexuais para você compreender mais sobre o assunto. Inclusive, o blog da VidaBemVinda possui diversos artigos que contribuem para o acesso à informação de qualidade.

Gostou de descobrir mais sobre a saúde sexual? Lembre-se de buscar uma ajuda médica especializada tanto para promoção da sexualidade e felicidade, quanto para a prevenção de doenças e tratamento de disfunções. Acesse o site da VidaBemVinda e saiba mais!

Quer entender melhor os benefícios de ter uma vida sexual saudável? Confira o vídeo: