Reversão de vasectomia

Quando o homem deseja reverter o quadro de esterilidade causado pela vasectomia, existem duas possibilidades: a cirurgia de reversão de vasectomia e a Fertilização in vitro (FIV) com punção do epidídimo para aspiração de espermatozoides (conhecido como PESA – percutaneous epididymal sperm aspiration).

Aproximadamente 5% dos homens vasectomizados procuram um urologista com o interesse de restaurar a fertilidade, sejam motivados por um novo relacionamento, pela perda de um dos filhos ou pela mudança nos planos de vida.

A escolha é baseada em algumas informações como o tempo desde a realização da vasectomia e a avaliação da parceira. Em casos em que a vasectomia foi realizada há mais de 7 anos, há uma menor probabilidade de sucesso.

Como funciona a reversão de vasectomia?

Na cirurgia de reversão de vasectomia, os ductos deferentes, que transportam os espermatozoides dos testículos para serem ejaculados, são reconectados e os espermatozoides voltam a ser ejaculados. Trata-se de uma cirurgia mais complexa que a vasectomia, pois é microscópica. Demora em média 2 horas e é pouco invasiva. Por esses motivos, é realizada em ambiente hospitalar. Em São Paulo, alguns hospitais têm o microscópio ideal para realizar esse tipo de cirurgia.

A reversão de vasectomia é quase sempre indicada para restaurar a fertilidade masculina e é fundamental que a parceira também seja avaliada, para determinar se não há outros fatores de infertilidade, como baixa reserva ovariana ou tubas alteradas, que indicam realizar FIV diretamente. Nesses casos, a reversão de vasectomia não é o tratamento mais indicado para engravidar.

A vaso-vasostomia e a vaso-epididimostomia são os dois procedimentos designados para se corrigir a obstrução deferencial causada pela vasectomia. Funcionam como by-passes micro-cirúrgicos.

Com vários estudos e pesquisas, os procedimentos atuais para reversão da vasectomia são mais eficientes. Ficando no hospital apenas até o efeito da anestesia passar, o paciente tem maior mobilidade e facilidade para executar o procedimento, muitas vezes tendo alta no mesmo dia da cirurgia. Evidentemente, é importante que seja feita por um urologista especializado em Andrologia e Reprodução Humana, alcançando os melhores resultados possíveis.

Custos VidaBemVinda