O que é infertilidade?

Infertilidade é a incapacidade de engravidar após 12 meses de relações sexuais sem métodos contraceptivos. Cerca de 85% dos casais engravidam após um ano de tentativas e aproximadamente 1 a cada 6 casais terão dificuldade em ter filhos, necessitando de ajuda médica para identificar e tratar as possíveis causas da infertilidade conjugal. Um dos principais objetivos da definição da infertilidade é justamente determinar quando buscar ajuda. Saiba mais em Motivos para buscar um especialista.

A medicina moderna e o avanço das técnicas de Reprodução Assistida tem permitido que a maioria dos casais tenha sucesso na busca pela maternidade e paternidade.

A infertilidade é uma afecção do sistema reprodutivo, podendo acometer o homem e a mulher. E esse é um motivo para que o casal enfrente o problema de forma unida, participando das consultas e das etapas do tratamento, o que certamente faz diferença no resultado.

Ela afeta cerca de 7 milhões de casais, ou seja, 15% dos casais são inférteis. E essa taxa vem aumentando nos últimos anos, devido ao aumento dos casos de endometriose, à tendência de as mulheres postergarem a maternidade e à queda da qualidade do sêmen nas últimas décadas.

Quais são as causas de infertilidade?

o 1/3 dos casos de infertilidade são decorrentes de causas femininas

o 1/3 de causas masculinas

o 1/3 de fatores combinados, incluindo casos em que a causa não é determinada (infertilidade sem causa aparente).

Deseja saber mais sobre infertilidade? Assista ao nosso vídeo!

Fale com a VidaBemVinda