Qual a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento para infertilidade?

Compartilhe este post

Cerca de 5% dos casais no mundo irá passar por alguma complicação relacionada à infertilidade, seja ela primária (quando nunca engravidou) ou secundária (quando já houve gestação).

Os rigores de um tratamento de infertilidade podem causar grande estresse emocional, pois a questão da concepção nos leva a tomar contato com conteúdos psicológicos profundos, relacionados à experiência da maternidade, sentimento de fracasso, relacionamento do casal, sonhos e esperanças em nossas vidas.

A inabilidade de procriar causa um grande sentimento de perda e fracasso, e podem ocorrer diversas reações como tristeza, raiva, frustração, diminuição na auto estima e auto confiança.

As relações também podem sofrer danos, desgastando o casal, família e amigos próximos.

Por esses motivos aconselhamos a terapia como um uma excelente ferramenta de auxílio, para ajudar a entender os sentimentos do casal e ser um canal de expressão de nossas vontades e angústias. Muitos casais buscam ajuda junto a amigos, família e grupos sobre infertilidade, presenciais ou online.

Para os que pensam em engravidar e buscam aconselhamento profissional adequado, ou estão em meio a um tratamento e querem lidar melhor com as fortes emoções decorrentes desse processo, vamos conhecer alguns tipos de tratamento:

Aconselhamento – Seria ideal se o aconselhamento tivesse início antes mesmo de começarem os tratamentos para infertilidade, para que possa servir de auxílio na tomada de decisões.

Descobrir quão forte é o desejo de se ter filhos, qual o tratamento indicado e quais os preparativos necessários para a empreitada. O aconselhamento durante o tratamento pode nos ajudar a conversar sobre o tema, estudar os próximos passos e aproximar o casal.

Caso forem detectados problemas como distúrbios no sono, alterações de humor e crises conjugais, uma abordagem mais específica será indicada.

Psicoterapia – alguns tipos de terapia são muito úteis, como por exemplo as terapias interpessoais para resolver conflitos e relacionamentos, e terapia cognitiva para identificar e modificar padrões nocivos de comportamento (depressão, culpa).

As sessões podem ser realizadas individualmente, em casal ou em grupo.

Técnicas de relaxamento – O estresse dos procedimentos pode ser amenizado através de várias técnicas como meditação, respiração, mentalizações, massagem e ioga.

Medicações – Antidepressivos e medicamentos para controle da ansiedade podem ser prescritos em casos de sintomas graves.

Obviamente o psiquiatra terá que saber sobre a medicação utilizada no tratamento de infertilidade para que não haja interações medicamentosas importantes ou efeitos prejudiciais para a gestação.

Pesquisas recentes trouxeram alívio para muitas mulheres, ao constatar que o estado de estresse e ansiedade durante o tratamento não alteram as taxas de infertilidade. Portanto, ninguém precisa se sentir mal com um sentimento natural nesses casos.

A terapia também deve preparar o casal para a possibilidade – mesmo que pequena – de fracasso no tratamento.

Somos seres inteiros, e nosso lado fisiológico, emocional e psicológico andam juntos. Durante o tratamento, devemos nutrir nossos melhores esforços e fortalecer nossas relações. A terapia certamente irá ajudar muitos casais na busca pela vida.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

28 de out de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados