Segunda gravidez – impedimentos para engravidar novamente?

Compartilhe este post

Este artigo foi originalmente publicado no blog Trocando Fraldas e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original.

Muitas mulheres passam por algumas dificuldades em busca da segunda gravidez. Apesar de ter tido uma gravidez anterior, algumas vezes a segunda gravidez dá certo trabalho para acontecer. Uma infertilidade ocasional sem motivo aparente, afinal, essa mulher ou casal já tem um filho. Alguns casais tem o primeiro filho e após algum tempo retomam as tentativas de engravidar imaginando que tudo será mais fácil, mas nem sempre é assim.

O problema da segunda gravidez é justamente a previsão da facilidade que a mulher vai engravidar. Ainda mais se para a primeira gravidez o processo foi relativamente rápido, as preocupações podem começar a acontecer depois de um tempo de tentativas para a segunda gravidez. Para um casal saudável em idade reprodutiva um tempo considerado normal, seguro e recomendado para tentativas da nova gravidez são de um ano.

Os fatores preocupantes para a demora da segunda gravidez podem ser diversos e as situações em que essa dificuldade acontece também são as mais variadas. O casal que pretende ter mais um filho e cujas tentativas ultrapassem um ano devem procurar um médico assim como casais que estão em busca da primeira gravidez. Exames são fundamentais para se descobrir a razão da espera sem resultados. Em busca da razão da demora do positivo para a segunda gravidez o médico que irá tratar o casal deve levar em conta se:

  • A primeira gravidez é do mesmo homem das tentativas atuais;
  • Se há algum novo fator físico que esteja impedindo a segunda gravidez;
  • Modo de vida (saúde, alimentação e vícios);
  • Fatores externos ( vestuário, acidentes etc).

Para quem busca a primeira ou até mesmo a segunda gravidez deve ter em mente que a saúde deve ser a melhor possível. Abolir cigarros, drogas e bebidas ainda nas tentativas para engravidar pode colaborar e muito para que a gravidez aconteça com maior tranquilidade. Motivos físicos que podem impedir até mesmo casais férteis (que já engravidaram) devem ser sim investigados. Exames hormonais para homem e mulher, ultrassom uterino e espermograma são os exames básicos para quem busca a segunda gravidez.

Algumas doenças podem ser desenvolvidas após a primeira gravidez, principalmente se o tempo de espera para que a segunda gravidez aconteça seja muito longo. O tempo pode trazer uma infecção uterina, anovulação e alterações hormonais para a mulher. Também podem trazer uma infecção testicular para o homem que pode desenvolver baixa quantidade de espermas ou mesmo baixa de qualidade.

Tratamentos para casais que buscam a segunda gravidez

Normalmente casos de segunda gravidez são mais fáceis sob o olhar médico. O importante é que o casal tenha essa disponibilidade em buscar o motivo da infertilidade atual. Após um ano de tentativas um bom profissional deve ser consultado e esse pedir alguns exames complementares para verificar a saúde do casal.

Casais com histórico de infertilidade para a primeira gravidez podem ou não apresentar dificuldades para a segunda gravidez. Nesses casos específicos deve-se fazer novos exames para diagnosticas o que esta impedindo. Em casos mais específicos com doenças como endometriose, policísticos ou mesmo varicocele já pode ser introduzida o tratamento para amenizar o tempo de espera do casal.

Outro fator que pode contar muito e até causar mais espera para uma segunda gravidez é o fator idade. Mulheres acima de 35 anos podem ter maiores dificuldades do que uma mulher mais jovem em torno dos 25 anos por exemplo. Quando mais avançada a idade mais tempo leva-se a engravidar pela qualidade dos óvulos. O diferencial em tentantes para a segunda gravidez que estejam com um pouco mais de idade, em torno dos 40 anos deve-se reduzir o tempo de espera de um ano para seis meses. Caso a gravidez não aconteça a investigação do casal deve ser iniciada pelo médico.

Os problemas mais corriqueiros que dificultam a segunda gravidez podem ser os mesmos que já existiam antes mesmo da primeira gravidez. Lembrando que o tempo pode levar a doença a um estágio mais avançado e por isso engravidar ficaria mais difícil.Exames a serem feitos para investigar uma infertilidade secundária:

  • Hormonais: detectaria alguma alteração que esteja impedindo a ovulação;
  • Ultrassom: verifica a existência de problemas como ovários policísticos, endometriose, miomas, cistos ou aderência nas trompas que dificultaria a gravidez;
  • Espermograma: Verifica se há alteração no liquido seminal, presença de infecção.

Descartada doenças que impedem a gravidez um novo passo pode ser tomado rumo a segunda gravidez. O médico pode aconselhar procedimentos e medicações com indutores e vitaminas para a mulher. Porém medicação é uma opção e não obrigatoriedade para o casal, os tratamentos podem encurtar o tempo de espera, porém nem sempre são 100% eficazes.

Ter a paciência de esperar pela segunda gravidez pode ser muito mais fácil do que para mulheres que tentam a primeira gravidez. Apesar de nunca ser muito agradável para o casal que quer engravidar esperar, a incerteza de quem podem ter filhos pode ser minimizada pela primeira gravidez.

Casos de casais que a primeira gravidez não foi a diante devem fazer uma investigação mais profunda com o médico responsável pelo tratamento. Buscar problemas genéticos, hormonais e até mesmo fatores possíveis de acontecer como trombofilia é muito importante para o sucesso da segunda gravidez.

Nota da autora: A busca pela segunda gravidez foi um processo bem longo para nós. Logo depois do primeiro ano da Joana começamos as tentativas que perduraram por 3 longos anos. Apesar de já termos filhos, a cada ciclo negativo era uma frustração maior do que a primeira vez que estávamos tentando engravidar. Fomos a diversos médicos e 90% deles diziam que era questão de tempo, que não éramos inférteis por já termos uma filha. Mas sabe quando só essa explicação não te basta? Eu sentia que tinha que fazer mais alguma coisa por nós.

Foi então em uma conversa com o marido que decidimos fazer exames para saber o que estava acontecendo. Procuramos médicos especialistas, ginecologista para mim e urologista para ele. Após todos os exames meus e dele foi constatado varicocele. O médico disse que ela sempre esteve lá, mas em conjunto com uma infecção recente piorou o quando de saúde do esperma.

O tratamento foi relativamente fácil e também um tanto curto, após 3 meses com Vitergan e tribulus eu engravidei no susto! Nem esperávamos mais por essa noticia tão rapidamente. Você pode conferir mais dessa jornada em busca da segunda gravidez no meu relato de parto do Dudu.

Faça do seu médico o seu melhor amigo!

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

13 de out de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados