Tempo de Leitura: 3 minutos

Dos tratamentos de reprodução assistida realizados em todo o mundo, a Fertilização in vitro (FIV) é a mais utilizada.

Só no Brasil, em 2013, foram registradas mais de 52 mil, e a taxa média de fertilização (chance de o óvulo estar fecundado após aplicação da técnica) foi de 74% – percentual adequado aos padrões mundiais, de 65% a 75% -, segundo dados da Anvisa. A taxa de desenvolvimento de blastocisto, embrião em quinto dia de vida, varia de 30 a 50%. Essa é a realidade mundial, em que conseguimos desenvolver bons embriões e selecionar os melhores, garantindo uma boa chance de sucesso.

Tais resultados não seriam possíveis sem a confiança e a segurança que a tecnologia proporciona aos profissionais e pacientes. Clínicas e laboratórios conferem todos os itens em suas estruturas, priorizam o controle rigoroso das incubadoras e dos meios de cultura e mantêm suas equipes de embriologia bem treinadas.

Portanto, é importante que os pacientes conheçam os processos e avaliem o ambiente e os procedimentos do local onde passarão por um tratamento tão íntimo e delicado. O sucesso da reprodução assistida está na eficácia dos cuidados somados em cada etapa.

Confira como a tecnologia faz a diferença para assegurar o grau de confiança da técnica.

Equipamentos

Passam por manutenção periódica e têm protocolos de funcionamento, calibração, limpeza e emergência. Existe um rígido controle das incubadoras: cada uma deve contar com uma estação de trabalho, ser usada para um limite de pacientes e ter sua estabilidade térmica conhecida. A temperatura e o nível de dióxido de carbono (CO2) devem ser verificados com frequência. As incubadoras são importadas e devem ser conhecidas de perto pelas embriologistas, que lidam diariamente com elas. Os microscópios utilizados para visualização e manipulação dos óvulos, espermatozoides e embriões são os olhos das embriologistas, sendo ferramentas que devem sempre estar calibradas e precisas.

Meio de cultura

Todo o processo é rigorosamente monitorado e segue padrões de assepsia – da chegada e armazenamento à manipulação. São feitos protocolos com as datas de expiração. Fornecedores e transportadores podem ser identificados em qualquer etapa do trabalho. São realizados testes de sobrevivência e cultivo, além de análise do pH.

Profissionais

O embriologista tem papel essencial no laboratório, e é o responsável por seu bom funcionamento. Perfeccionismo é uma qualidade desejável no profissional. Seu treinamento completo leva cerca de dois anos. Por isso, passam por atualizações frequentes, para que se mantenham capacitados a realizar as funções seguindo os protocolos, sem erros.

Muitos centros utilizam equipes multidisciplinares. O objetivo é que todos se apliquem para fornecer cuidado máximo e propiciar conforto aos clientes.

Congelamento de gametas e embriões

Sem dúvida um dos maiores avanços da Medicina Reprodutiva nos últimos anos foi o congelamento de embriões e óvulos, atingindo hoje taxas de sobrevivência altíssimas, sem perda da qualidade. A vitrificação, congelamento ultrarrápido, é uma potente ferramenta aos especialistas em Reprodução Humana, tanto para evitar riscos às pacientes – como a síndrome de hiperestimulação ovariana, quanto para aumentar as chances de sucesso no tratamento do casal, com muita segurança. Os óvulos, espermatozoides e embriões ficam congelados em contâiners de nitrogênio líquido.

Inovações

O que há de mais moderno nos laboratórios hoje:

  • Controle da atmosfera dentro da incubadora;
  • Manipulação de células com micromanipuladores mais precisos;
  • Lentes mais eficazes nos microscópios, que permitem seleção do melhor gameta masculino;
  • Imagem em tempo real (“time-lapse”): espécie de “câmera” que filma o desenvolvimento embrionário, possibilitando avaliar o embrião dentro da incubadora, além de manter a temperatura e a atmosfera controladas.

Ao conhecer melhor a importância que a tecnologia tem nas clínicas e laboratórios, fica mais fácil identificar os que desenvolvem um trabalho apurado, sério e comprometido. Pesquise, peça informações nos locais e selecione aquele que lhe traga mais segurança!