Sobrepeso e fertilidade

Compartilhe este post

Você sabia que o excesso de peso pode afetar a fertilidade? Homens que estão acima do peso considerado normal são mais propensos a ter menor quantidade e qualidade de sêmen.

Sabemos que a obesidade é inimiga do corpo saudável. Problemas cardíacos, hipertensão e diabetes são algumas das doenças mais comuns em pessoas que estão acima do peso.

De acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), que estabelece uma relação entre o peso e a altura, são consideradas acima do peso ideal pessoas que possuem o IMC maior de 25. O IMC ideal é entre 20 e 25. Sobrepeso: IMC entre 25,1 e 30. Obesidade: IMC acima de 30.

Pesquisas realizadas na Dinamarca observaram 1.600 homens e concluíram que os que tinham excesso de peso, ou IMC maior do que 25, tiveram uma concentração de espermatozoides 22% menor em comparação aos homens com peso considerado ideal, ou IMC entre 20 e 25.

Da mesma forma, portadores de IMC abaixo de 20, ou extremamente magros, produziram sêmen de baixa qualidade. A conclusão do estudo é que homens dentro do peso considerado normal produzem sêmen em melhor quantidade e qualidade.

Outra pesquisa divulgada recentemente mostrou que, para cada 9 kg além do peso considerado normal em um homem, aumentam em 10% as chances de infertilidade.

O fator obesidade soma-se a outros que podem influenciar os resultados na concepção, como a obesidade das mulheres, a idade do homem, o consumo de álcool e cigarros e a exposição a solventes e pesticidas, entre outros.

Como a obesidade afeta a fertilidade

O metabolismo dos hormônios sexuais é alterado por mudanças no peso. Os hormônios como FSH e LH são os responsáveis pela produção de espermatozoides e testosterona nos testículos. O excesso de gordura converte hormônio masculino (testosterona) em hormônio feminino (estrogênio), e o excesso de estrogênio nos homens compromete a produção de espermatozoides. A conversão de testosterona em estrogênio é feita pela aromatase, uma enzima presente também na gordura periférica. Por isso, homens obesos tem maiores níveis de estradiol, o que promove o crescimento das mamas, perceptível em muitos.

Outra teoria diz que o sobreaquecimento dos testículos em razão do excesso de gordura pode comprometer a produção de espermatozoides. Da mesma forma, no corpo do homem excessivamente magro, a fertilidade e a produção seminal também sofrem com isso.

Bons hábitos

Certamente, a obesidade não pode ser considerada a única responsável pelo aumento dos casos de infertilidade pelo mundo. Mas, certamente, ela contribui e pode ser evitada.

Alimentar-se de maneira adequada (alimentos saudáveis e em pequenas quantidades), somado a outros bons hábitos, como dormir oito horas diárias, praticar exercícios e cultivar bons pensamentos, são medidas que agregam valor à sua saúde e – por que não dizer? – à saúde de sua futura família. Pense nisso e comece agora a mudar a sua vida!

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

14 de jul de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados