Tempo de Leitura: 2 minutos

A espera pelo resultado da fertilização in vitro (FIV) causa grande ansiedade. Só sabemos se o procedimento deu certo pelo resultado positivo do exame de gravidez e sua evolução (aumentar pelo menos 53% do valor em 48 horas) e com a confirmação em exame ultrassonográfico para verificar se a gestação está tópica (dentro do útero), o número de sacos gestacionais e embriões, presença de batimento cardíaco embrionário e cálculo da idade gestacional (se está compatível com a data da transferência embrionária).  

Mas alguns sintomas podem estar presentes após a FIV e geralmente indicam que a mulher está grávida:

– Dor em cólicas no abdome inferior;
– Aumento da sensibilidade ou inchaço nas mamas;
– Cansaço ou fadiga;
– Sangramento de implantação: geralmente de 7 a 9 dias após a transferência. Sangramento escuro em “borra-de-café”, de pequena quantidade, com possível sinal de que o procedimento deu certo! Importante: mantenha as medicações mesmo se apresentar esse sinal e sempre avise o seu médico!

Mas se você não apresentou nenhum desses sintomas, não se preocupe. Boa parte das mulheres não apresentam sintomas mesmo! Isso porque os níveis do beta HCG ainda estão baixos. Por isso, o indicado é que se colha o exame de gravidez de 9 a 11 dias após a transferência embrionária, dependendo do dia de clivagem do embrião na transferência: para blastocisto pelo menos 9 dias e para embrião de terceiro dia, pelo menos 11 dias. E também saiba que esses sintomas não dão certeza de gestação!

Sabemos que é um período de dúvidas e insegurança, mas é importante manter o pensamento positivo e aguardar o resultado. Algumas pacientes acabam realizando o teste de farmácia antes do período indicado pela ansiedade. Tudo bem. Mas o importante é que mesmo que o teste venha negativo, mantenha as medicações prescritas pelo seu médico e aguarde o exame de sangue para orientações sobre o tratamento.

Veja que fazer o teste de farmácia não excluiu o de sangue: se vier negativo, você deverá fazer o de sangue para confirmar; se vier positivo, você deverá confirmar e avaliar o nível do exame no sangue (beta HCG quantitativo)!

Após a confirmação da gravidez, a evolução é igual à gestação espontânea, e nem todas as pacientes apresentam sintomas. Mas saiba que é normal se você sentir:

– Desconforto ou dor em cólica em abdome inferior;
– Aumento da frequência urinária;
– Sonolência (muito comum);
– Irritabilidade;
– Fadiga;
– Náuseas.

O importante é manter o acompanhamento médico e só um profissional especialista poderá dizer os próximos passos: principalmente em relação às medicações em uso e quais você poderá utilizar se apresentar algum desses sintomas.