Será que todas as clínicas de reprodução humana são iguais?

Compartilhe este post

Iniciar a procura por uma clínica de reprodução humana é um passo importante e delicado na vida de um casal. Afinal, espera-se encontrar profissionais experientes e adequados a lhe ajudar, da melhor forma possível, a entender o caminho até a gestação.

Mas há diferença entre clínicas? Não são todas iguais?

Inicialmente, podemos separar as clínicas de fertilização in vitro em dois tipos diferentes: as de serviço limitado e as de serviço completo.

As primeiras oferecem uma gama limitada de serviços na área de tratamentos de FIV, como, por exemplo, ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides) e transferência de embriões congelados.

Já a segunda categoria coloca à disposição dos clientes serviços completos, começando por soluções e tratamentos de baixa complexidade, como inseminação artificial, indução de ovulação, biópsia de testículo, aspiração e extração de espermatozoides para pacientes vasectomizados ou com azoospermia não obstrutiva, preservação da fertilidade e programas de doação de óvulos e sêmen, entre outros.

É possível perceber a diferença entre as clínicas desde o início da investigação para identificar as causas da infertilidade.

Enquanto as de serviço limitado buscam respostas em exames como o de sangue, ultrassonografia e espermograma, as que oferecem serviços completos podem solicitar exames mais detalhados como ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para endometriose, índice de fragmentação do DNA espermático em casos de abortamentos e falha de FIV, exames genéticos etc. Com estas sondagens, você obtém respostas mais precisas, e isso será importante na hora de definir o melhor tratamento.

Ainda, nas clínicas com serviços mais restritos, é comum que todas as pacientes sejam submetidas à FIV, e nas outras há problemas de fertilidade que são solucionados com outros procedimentos, como laparoscopia, histeroscopia, cirurgia de varicocele e tratamentos de baixa complexidade como inseminação intrauterina e coito programado.

Outros aspectos também se diferenciam entre uma e outra clínica, como tempo de espera, tempo com os médicos, acesso à equipe médica e biomédicas, disponibilidade e informações sobre taxas de sucesso.

Em um momento delicado e cheio de expectativas como esse, é claro que os casais fazem sua decisão pesando diferentes motivos. No entanto, antes de definir qual o local que lhe atenderá, informe-se sobre todos os serviços disponíveis e seus direitos como cliente.

É melhor ter todos os detalhes em mãos e saber que tipo de atendimento e cuidados vai receber do que se arrepender mais tarde, ao perceber que um procedimento ou um exame não estavam disponíveis ou até mesmo que todas as dúvidas não foram esclarecidas.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

26 de fev de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados