Saiba como preparar seu corpo para uma gravidez saudável

Compartilhe este post

Manter o corpo saudável é extremamente importante para a mulher que inicia o ciclo da gravidez. O mesmo vale no período anterior a esse, em que seu organismo se prepara para as transformações posteriores e para consumir mais energias, necessárias para manter a sua saúde e a do bebê.

Uma série de cuidados e adequações precisam ser feitas para tornar sua vida a mais saudável possível. São recomendações médicas e nutricionais que vão desde melhorar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas, até tomar banhos de sol moderadamente e parar de fumar.

Para que os benefícios sejam espalhados antes e durante todo o ciclo de gravidez é necessário que haja equilíbrio, evitando excessos, inclusive de hábitos aparentemente saudáveis. Tente conciliar os seguintes aspectos:

  •   Movimentar mais o corpo

Para estar com a saúde preparada para a gravidez, é recomendável que seu corpo esteja próximo ao ideal, assim como seu índice de massa corpórea, nível de colesterol, glicemia e condicionamento físico.

Fazer exercícios regularmente e ficar ativa, assim como manter a dieta certa, podem ajudar significativamente nos índices de fertilidade e aumentar as chances de engravidar. Além disso, evitar o peso excessivo (e a obesidade!) também ajuda a recuperar a forma física após o parto, o que pode ser bastante complicado – acredite.

  •   Comer bem

Como em todas as épocas da vida, manter uma alimentação balanceada e saudável é primordial para a saúde. Para manter a forma antes de engravidar e para deixar o seu corpo mais apto, o primeiro conselho é não exagerar nas comidas muito gordurosas ou calóricas todos os dias.

A ingestão de alguns nutrientes específicos também podem ser importantes. Alimentos que contenham ferro, como carnes vermelhas, ajudam a prevenir anemia. Mesmo assim, não é indicado comer em excesso para não causar hipervitaminose.

Para ajudar a absorção do ferro de origem vegetal, encontrados no feijão, couve e espinafre, especialistas recomendam o consumo de vitamina C. Aumentar a ingestão de vitaminas A e B, além de cálcio também são indicados para o período anterior e para os primeiros meses de gestação.

Manter a hidratação também é fundamental, principalmente durante o calor. Vale redobrar a atenção com alimentos que contenham sódio, pois retêm líquido.

  •   Melhorar hábitos e cortar vícios

Está comprovado que a ingestão de álcool, cigarro e outras drogas apresentam riscos vitais, que podem não apenas comprometer a sua saúde como também a do seu bebê. Como algumas substâncias presentes nesses produtos ficam retidas no corpo por um longo período, há chances de toxinas estarem presentes e até contribuírem para eventuais problemas durante a desejada gravidez.

Estudos revelam que filhos de mães fumantes podem ter redução do peso fetal de até 200 gramas, além de outros impactos perceptíveis enquanto bebês recém-nascidos ou já quando crianças.

  •   Desestressar

A dinâmica da vida moderna não costuma ser fácil, especialmente para habitantes das grandes cidades, onde o trânsito e a falta de natureza tornam a rotina mais estressante. Para evitar que isso tudo afete seu corpo, muitas práticas que visam ao bem-estar são aconselháveis, depende do seu gosto e interesse.

O fato é que os benefícios trazidos com atividades como natação, dança, yoga e meditação são visíveis e podem ser decisivos para qualquer mulher que esteja tentando engravidar. Nesse caso, procure fazer o treinamento ou atividade que traga melhores benefícios não apenas para seu corpo, mas também para a sua mente.

  • Reveja medicamentos e históricos médicos

Em qualquer etapa da vida, mas especialmente quando se está tentando engravidar, ter a consciência e tomar cuidado sobre a própria saúde é fundamental. Para isso, é necessário realizar exames regulares que atestem sua imunidade, assim como ter conhecimento sobre o histórico clínico, o que pode ser decisivo durante o tratamento contra a infertilidade.

Nesse caso, os médicos especialistas também costumam pedir exames específicos para saber informações sobre sua reserva de óvulos e outras características hormonais e fisiológicas. É possível que algumas vacinas e remédios sejam recomendados e outros não nesse período.

Preparar seu corpo para a gravidez significa preparar o local onde seu bebê iniciará a vida. É essencial manter tais cuidados para que a gestação seja a melhor possível, o que refletirá de forma positiva no desenvolvimento e no crescimento da criança.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

06 de out de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados