Tempo de Leitura: 2 minutos

Tentar engravidar é um momento de grande expectativa para a maioria dos casais, e por isso mesmo é comum ficarmos frustrados quando o processo demora mais do que gostaríamos ou esperávamos.

Enfim, quanto tempo leva para engravidar?

Não há uma resposta simples, e tudo depende de uma série de fatores como a condição de saúde, estilo de vida, idade e frequência sexual.

Casais subférteis podem engravidar após um ano, enquanto outros com diagnósticos mais complexos podem precisar de um período menor, cada caso é um caso.  Por isso é preciso saber que existe uma grande quantidade de fatores que influenciam os resultados, e análises criteriosas que respeitem as individualidades são fundamentais.

É importante lembrar que tanto o homem quanto a mulher tem funções fundamentais para uma gestação saudável.

A infertilidade afeta de forma semelhante os homens e mulheres, sendo que em cerca de 40% dos casos existe um fator feminino, em 40% um fator masculino e em 20% a causa não é definida.

Vejamos algumas estatísticas:

  • 20% dos casais (1 em 5)  engravidam logo no primeiro ciclo de tentativa
  • 60% engravidam dentro de 6 meses
  • 85% conseguem engravidar no período de 1 ano
  • 97% engravidam no período de 2 anos.

Mesmo que alguns casais não tenham êxito logo no início, a maioria consegue conceber dentro de 1 ano. As estatísticas não conseguem abranger as particularidades de cada caso, e as suas chances serão maiores se você for jovem e tiver um estilo de vida saudável, e menores se tiver mais do que 35 anos (mulher) e possuir hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, obesidade, uso excessivo de cafeína e bebidas alcóolicas.

Cerca de 9 entre 10 mulheres conseguem engravidar naturalmente, mesmo que leve tempo, e alguns casais (10 a 15%) terão um diagnóstico de infertilidade. A medicina está repleta de soluções para quem está com dificuldade para engravidar, ou não quer esperar tanto tempo.

Se você tenta engravidar há mais de 1 ano sem sucesso, é aconselhável consultar um médico. Se a mulher tiver 35 anos ou mais, visite o médico após 6 meses de tentativas, pois a fertilidade decresce a cada ano e o risco de abortamento aumenta. Não perca seu tempo.

É essencial que o casal adote hábitos saudáveis para equilibrar a saúde de ambos. É preciso haver um nivelamento e uma coerência no estilo de vida, isso é um forte determinante para o sucesso.

Mesmo nos dias de hoje ainda paira em torno da mulher a responsabilidade sobre a fertilidade, mas isso é um grande mito. Quando procurar ajuda para tratar da fertilidade, o casal deve ir junto, tornando a anamnese médica mais completa, permitindo diagnósticos mais precisos.

Dessa forma, a maioria das complicações pode ser eliminada e o sonho de engravidar fica mais próximo se tornar realidade!