Tratamentos Para Engravidar: 3 Tipos E Quando Procurar

Você se pergunta qual é o momento exato para buscar por um tratamento para engravidar? Confira as três principais técnicas e saiba mais no artigo!

Compartilhe este post

A jornada para a gravidez nem sempre é fácil para todos os casais. Existe, por exemplo, um determinado período para que a gestação se concretize. Afinal, o resultado positivo não costuma vir logo de primeira. 

Por isso, não é necessário se desesperar se não conseguir rapidamente. No entanto, após um tempo de tentativas sem sucesso, pode ser necessário buscar opções de tratamentos para engravidar, que podem ajudar você a realizar o sonho de ter um filho. 

Neste artigo você irá descobrir:

  • qual o tempo de espera normal para engravidar;
  • como se preparar para uma gravidez;
  • três tipos de tratamento para engravidar;
  • qual o melhor método para engravidar; 
  • e como investir em tratamentos de fertilização.

Acompanhe!

Quanto tempo de espera é considerado normal para engravidar?

A cada ciclo menstrual, as chances de engravidar são de 18 a 20% para casais saudáveis e em idade fértil. Vale dizer ainda que apenas 38% dos casais que estão tentando ter um bebê conseguem esse feito logo após o primeiro ciclo. 

Por essa razão, é indicado realizar tentativas por ao menos um ano antes de verificar a necessidade de tratamentos para engravidar. Mas, atenção! Para mulheres com mais de 35 anos, o tempo de espera cai para seis meses, pois a idade é um fator que pode ser prejudicial. 

Afinal, a fertilidade feminina diminui com o passar dos anos. Assim, quando a mulher decide postergar a gravidez, o congelamento de óvulos pode ser uma boa alternativa.

Por outro lado, caso o casal já perceba alguma alteração, como ciclos menstruais irregulares, ausência de menstruação ou cólicas intensas, é importante investigar precocemente possíveis causas. Esses fatores podem modificar as suas chances de engravidar, e também indicar problemas de saúde que devem ser tratados.

Quando procurar tratamentos para engravidar?

Após seis meses a um ano de tentativas de engravidar sem sucesso — dependendo da idade da mulher —, é indicado buscar uma clínica de reprodução humana, como a VidaBemVinda, para realizar uma investigação completa.

Como se preparar para uma gravidez?

Antes mesmo de diagnosticar a infertilidade feminina, o ideal é realizar uma consulta ginecológica pré-concepcional. Desta forma, você poderá descobrir se está saudável ou se existe algum fator que possa dificultar a gravidez, como:

Durante esse check-up com o profissional responsável pelo seu acompanhamento, podem ser indicadas algumas vitaminas para a mulher. Depois dessa consulta, o casal — sem diagnóstico de algum fator limitante — pode aguardar um ano de tentativa com segurança.

Vale ainda lembrar que os homens também podem apresentar fatores que dificultam a gravidez! Por motivos culturais, a infertilidade masculina não costuma ser investigada com tanta frequência, mas também merece atenção. Por isso, ao tentar engravidar, ambos os parceiros devem se cuidar e realizar exames de rotina.

Conheça 3 tratamentos para engravidar

Para os casais que estão com dificuldade para conseguir um resultado positivo e já passaram do período de um ano de tentativas, não há motivo para ficar preocupado. Atualmente, existem avanços médicos e tecnológicos que oferecem opções de intervenções para facilitar a reprodução humana que podem ajudar casais a realizar o sonho de ter um bebê. 

Veja, a seguir, três dos principais tipos de tratamentos para engravidar: 

Relação sexual programada

Nesse método para engravidar, os médicos que estão acompanhando o seu caso irão monitorar o seu período fértil, orientando qual o melhor momento para ter relações sexuais. O casal então programa esses encontros íntimos e frequentes durante esse período para aumentar as chances de fertilização natural.

Caso a mulher tenha dificuldades na ovulação, podem ser prescritos medicamentos para induzir esse processo. Esse tratamento utiliza hormônios para acelerar a liberação dos óvulos.

Essa técnica é frequentemente usada em casos de irregularidade ou anovulação (ausência de ovulação). É importante que essa estratégia para engravidar seja monitorada por um médico para evitar complicações e garantir um acompanhamento adequado.

Inseminação artificial

Entre as técnicas de reprodução assistida, a inseminação artificial está entre as mais populares. Ela envolve a introdução do esperma do parceiro ou de um doador diretamente no útero da mulher, durante o período fértil. 

Para isso, o esperma é preparado em laboratório e os espermatozoides de maior qualidade e mobilidade são selecionados. A inserção dos gametas masculinos preparados ocorre por meio de um cateter flexível. 

Esse processo é indolor e não requer anestesia. Após a inseminação, a mulher é orientada a repousar por um curto período de tempo antes de poder retornar às atividades normais.

Fertilização in vitro (FIV)

A fertilização in vitro (FIV) é outro dos tratamentos para engravidar existentes no mercado. Essa técnica complexa exige coleta dos óvulos e espermatozoides. Nesse procedimento, os gametas são incubados em laboratório e os embriões resultantes são então transferidos para o útero da mulher, com o objetivo de implantar e iniciar uma gravidez. 

A FIV é recomendada para casais com problemas de fertilidade mais graves, como obstrução das trompas de falópio, baixa contagem de espermatozoides ou endometriose grave. Também pode ser uma opção para mulheres mais velhas que têm dificuldade em conceber naturalmente.

Isso porque ela permite maiores taxas de sucesso na gravidez.

Qual o melhor tratamento para engravidar?

A resposta para isso é que depende de cada casal e do cenário que se apresenta. É somente após uma acompanhamento personalizado que o melhor tratamento para engravidar poderá ser indicado. 

A VidaBemVinda conta com um corpo clínico de alta qualidade técnica, que além de ser especializado, entende que cada casal é único. Por isso, investiga a história dos dois parceiros como um todo para identificar possíveis fatores que causam infertilidade antes de propor um método, que será o mais personalizado possível.

Acesse a aba de tratamentos de reprodução humana da VidaBemVinda para conhecer mais sobre o nosso trabalho.

 

Dra. Fernanda

Por Dra. Fernanda Ramos

23 de jun de 2023
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados