Qual é a diferença entre Fertilização in vitro (FIV) e Inseminação Artificial

Compartilhe este post

Uma dúvida muito comum entre os casais que nos procuram é a diferença entre Fertilização in vitro (FIV) e Inseminação Artificial. Ambas envolvem tecnologias para engravidar sem relações sexuais. No entanto, a Inseminação Artificial é um procedimento mais simples, que existe há mais de 50 anos, enquanto o primeiro bebê nascido através de Fertilização in vitro (FIV) foi em 1978 e é mais complexa. Vamos às diferenças:

Inseminação Artificial (ou Inseminação Intrauterina)

É um procedimento no qual o sêmen ejaculado é processado para ter uma concentração maior dos espermatozoides com melhor motilidade (movimentação), aumentando a qualidade. Esses espermatozoides serão depositados dentro do útero por meio de um fino cateter, que passa pelo colo uterino até chegar no endométrio, camada mais interna. A partir daí, o trabalho fica por conta dos espermatozoides, que devem encontrar seus caminhos para as tubas uterinas, ou trompas de falópio, até encontrarem o óvulo que deverá ser fecundado.

A Inseminação Artificial é indicada apenas para mulheres que têm as tubas normais, sem obstrução, sendo realizada com a indução da ovulação através de medicamentos. O tratamento é indicado em casos de infertilidade inexplicada (sem causa aparente) e para homens que têm contagem baixa a moderada de espermatozoides. Não existe um número máximo de tentativas, mas após 2 ou 3 ciclos sem sucesso, partimos para um tratamento mais complexo. As taxas de gravidez são de 12% a 20%.

Fertilização in vitro (FIV)

É o procedimento no qual os embriões são formados no laboratório de reprodução humana, após a fecundação dos óvulos com os espermatozoides. Para isso, os ovários são estimulados a desenvolverem vários folículos (que contém os óvulos) e, quando atingem tamanho adequado, é realizada a aspiração dos folículos para coleta dos óvulos, através de um procedimento rápido com sedação. No mesmo dia é feita a coleta dos espermatozoides e os óvulos captados são fertilizados no laboratório. Os embriões se desenvolvem dentro das incubadoras em 3 a 5 dias. Com isso, a técnica permite que a clínica tenha mais informações sobre a evolução dos embriões, já que eles são observados nos microscópios por vários dias. Após esse período, os embriões de boa qualidade são transferidos ao útero por um cateter delicado e o teste de gravidez é feito após 9 a 11 dias. Os embriões excedentes são congelados.

A Fertilização in vitro (FIV) é indicada para problemas graves que provocam a infertilidade, como alterações tubárias, endometriose, baixa qualidade dos óvulos e alteração dos espermatozoides. A taxa de gravidez da Fertilização in vitro (FIV) é maior que a da Inseminação Artificial, ficando em torno de 40 a 50%.

Mas não é por isso que pode ser considerada “melhor” que a Inseminação Artificial. Quem determina qual o melhor procedimento para o casal é o médico especialista, que fará a recomendação após um diagnóstico preciso. Por isso sempre consulte o médico para saber qual o melhor procedimento para o seu caso. Você quer saber mais a respeito dos dois tratamentos? Veja aqui.

Ainda tem dúvidas sobre Fertilização in vitro (FIV) e Inseminação Artificial? Deixe sua pergunta nos comentários que nós responderemos para você ou entre em contato conosco.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

24 de fev de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados