Tempo de Leitura: 5 minutos

Receber o diagnóstico de câncer é um momento difícil na vida da mulher, das mudanças de planos para agilizar o tratamento, não se pode esquecer dos planos em relação a maternidade.

Um tratamento de câncer pode até afetar sua fertilidade, seja por um cirurgia ginecológica, seja pela radioterapia pélvica, ou pelo uso de alguns quimioterápicos, que prejudicam a reserva ovariana e qualidade dos óvulos. A boa notícia é que, com o avanço da medicina, o tratamento proporciona bons resultados, quando o diagnóstico é precoce. Pensando em ajudar as mulheres com a doença que têm o sonho de ser mães, a VidaBemVinda criou o projeto Preserve Seu Sonho.

Atualmente, a medicina reprodutiva oferece técnicas para que as pacientes em tratamento do câncer consigam manter chances de engravidar no futuro, com seus próprios óvulos Continue a leitura do artigo para saber mais!

O que é o projeto Preserve Seu Sonho?

O projeto Preserve Seu Sonho nasceu da vontade de facilitar o acesso aos tratamentos para preservação da fertilidade às mulheres brasileiras com diagnóstico de câncer.

O principal objetivo é permitir que as mulheres possam manter esperanças em realizar o sonho da maternidade ao congelar os óvulos. Esse processo é importante pois os tratamentos oncológicos podem prejudicar, de forma irreversível, a fertilidade.

Como forma de tornar o congelamento de óvulos mais acessível, a VidaBemVinda retirou os custos com honorários médicos e custos clínicos do tratamento. Apenas o valor do laboratório é mantido, que corresponde a cerca de 1/3 do valor total.

Além disso, com o apoio do programa Proteger, da farmacêutica Ferring, as pacientes conseguem comprar as medicações para o tratamento com economia que pode chegar a 90% dos gastos com medicações com estímulo ovariano. Para isso, é necessário enviar o resultado da biópsia, ou seja, o anátomo patológico com o diagnóstico de câncer e relatório médico do oncologista indicando a preservação de fertilidade.

Como funciona o projeto Preserve Seu Sonho? Veja como participar!

Para participar do projeto, a mulher precisa passar por uma avaliação. Essa primeira consulta pode ser marcada com qualquer um dos profissionais que formam o corpo clínico da VidaBemVinda para garantir a agilidade necessária para esse momento.

A preservação de fertilidade é realizada no tempo em que a paciente recebe o diagnóstico de câncer e aguarda para realizar quimioterapias e/ou cirurgias. Entre o estímulo ovariano e a coleta dos óvulos são cerca de 15 a 18 dias, quando é realizado o congelamento.

É importante lembrar que optar pela preservação de fertilidade não altera os tempos de um tratamento oncológico.

Vale ressaltar que a equipe clínica acompanha a paciente com todo cuidado para que a paciente não tenha risco em desenvolver a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano, que será realizada quando a mulher decidir engravidar, após o congelamento.

Além disso, a mulher pode ficar tranquila em relação à preservação da fertilidade, pois não aumenta riscos de metástases da doença, e não aumenta riscos de reincidência de alguma doença, nem a mortalidade ou progressão do câncer.

Quer descobrir se você pode participar do projeto Preserve Seu Sonho? Confira todas as regras do programa no site da VidaBemVinda.

Carta de Kelly, paciente participante do projeto

“E tudo corria perfeitamente bem… Dois anos após o tão sonhado casamento e a decisão de que estava na hora de partirmos para mais um sonho — nosso tão esperado filho. Foi nos exames de rotina e check-up que nosso mundo parou por alguns instantes.

Carcinoma Ductal Invasivo — câncer de mama, com 31 anos de idade, sem nenhum precedente, sem se enquadrar nos principais fatores de risco, sem nenhuma mutação genética, sem explicação. Meu primeiro pensamento ao ver aquele resultado foi: poxa, mas ainda tenho tanto para viver!

Um diagnóstico destes vem acompanhado de muitas emoções, muitas informações técnicas, muitas incertezas, muitos medos, muitos efeitos colaterais e muito sofrimento.

Ouvir de nossa médica que o tratamento com quimioterapia afetaria meus ovários e a possibilidade de engravidar fez com que este processo doesse ainda mais. Ela me explicou que existia a possibilidade de fazer o congelamento de óvulos, para que nosso sonho pudesse se tornar realidade após o “caos”.

A doutora me indicou o projeto Preserve Seu Sonho da Clínica VidaBemVinda, que para nós foi aquela tão esperada “luz no fim do túnel”.

Fomos atendidos pela Dra. Larissa, que nos explicou todo o processo e também quais seriam as nossas chances de gravidez após tratamento. Sentimos, desde a primeira consulta, que para ela existe mais do que uma profissão por trás de cada atendimento e exame, existe uma missão, um propósito e uma vibração por cada conquista de seus pacientes.

Doar-se para o outro às vezes custa muito pouco de si, mas para quem está vulnerável significa luz, vida, esperança e prosperidade. Pode ser que isso era tudo que o outro mais precisava naquele momento.

Durante todo o meu tratamento tive a companhia de anjos que Deus colocou no meu caminho: minha família e amigos-irmãos, que ficaram ao meu lado e me deram toda a força que precisava.

Também meu marido, que apertou bem forte minhas mãos e me mostrou que eu não estava sozinha, cuidou de todas as feridas do meu corpo e do coração com cada abraço apertado. Além dos médicos que me acompanharam nessa jornada, que foram mais que médicos, foram e são anjos de jaleco.

Minha gratidão a cada um de vocês será sempre eterna. Gratidão por serem luz para mim!
E para todos que estão passando pelo mesmo processo: força, fé e medicina.

Com carinho,

Kelly, Luiz e Baby Ice (este é o nome carinhoso que demos aos nossos óvulos congelados).

Kelly e Luiz, casal participante do projeto Preserve Seu Sonho

Ficou com alguma dúvida referente ao projeto Preserve Seu Sonho ou ao trabalho da VidaBemVinda? Entre em contato conosco