Por que minha fiv não deu certo? Endométrio e a técnica de transferência

Compartilhe este post

As estatística de sucesso de FIV demonstram o quanto essa técnica de fertilização pode ser eficiente e, consequentemente, como ela traduz  alegria aos casais que buscam engravidar, mas que precisam de tratamento especial.

Quando o assunto é o corpo humano, nenhuma técnica garante 100% de eficiência. E mesmo em meio a tantos avanços da medicina,  temos que encarar que há chances de ter que lidar com o inesperado.

Neste artigo, iremos conhecer os motivos de insucesso da FIV (fertilização in vitro) relacionados à receptividade uterina e o procedimento de transferência embrionária.

O que é endométrio?

O endométrio é a camada que reveste a cavidade uterina, formado por duas camadas (funcional e basal) e estimulado por hormônios ovarianos chamados estradiol (estrogênio) e progesterona. O estradiol faz o endométrio crescer durante o período pré-ovulatório e a progesterona deixa o tecido pronto para a recepção do embrião, após a ovulação.

Comparativamente, o endométrio é como o “solo fértil” onde é plantada a semente (embrião).

O endométrio permite alojar o embrião no útero (nidação). É ele também que, durante os primeiros meses de gravidez, permite a formação da placenta, que vai proporcionar, nutrientes, oxigênio, anticorpos, e outros elementos durante toda a gestação, bem como eliminar todos os produtos tóxicos resultantes do metabolismo, essencial à sobrevivência, saúde e desenvolvimento do bebê.

Cerca de 25% dos casos de insucesso da FIV são relacionados a uma receptividade inadequada do endométrio. Isso se dá principalmente pelos seguintes fatores:

  • Desenvolvimento do endométrio abaixo do esperado, com espessura abaixo de 7-8 mm, condição conhecida como endométrio fino. O tecido não engrossa o suficiente, dificultando a nidação. Diversos estudos científicos associam a espessura endometrial com a taxa de implantação embrionária e a maioria relata que o ideal é que o eco endometrial (espessura) tenha pelo menos 7 mm. O endométrio pode não crescer por diversos motivos: tecido escasso devido a procedimentos prévios (ex.: curetagem uterina), falta de estimulação hormonal (ex.: baixa absorção, baixa dose de estradiol), o estradiol circulante não chega adequadamente ao endométrio por alterações vasculares, entre outros. O tratamento nesse caso envolve ações como a estimulação uterina com estradiol (via oral, transdérmica), medicamentos para aumentar a dilatação dos vasos uterinos (ex.: L-arginina, sildenafil), melhorar a circulação (ex.: heparina, AAS), entre outros. Muitas vezes o endométrio fino é um desafio e o tratamento demanda paciência pois o tempo é importante para o endométrio voltar a crescer adequadamente.
  • A presença de lesões (pólipos, cicatrizes, aderências, septos e miomas) na cavidade uterina, causando anomalias anatômicas, que podem dificultar a implantação e desenvolvimento adequado do embrião. O tratamento geralmente é cirúrgico, através da histeroscopia ou até laparoscopia.
  • Disfunção imunológica na implantação, levando à liberação de células de defeno no endométrio, o corpo reconhece o processo como nocivo e produz células para combater o corpo estranho (embrião). O tratamento consiste na imunização com linfócitos paternos (ILP), gamaglobulina intravenosa (IVIG) ou corticoides. Esses tratamentos ainda são muito controversos na literatura médica e não há evidência totalmente clara sobre os reais benefícios, sendo reservado a casos específicos, como falha de implantação.

Transferência embrionária

A transferência de embriões é a fase mais delicada da FIV, o momento em que os embriões desenvolvidos no laboratório e que obtiveram melhor desenvolvimento serão introduzidos no útero da paciente.

Acreditamos que saber mais sobre os detalhes dessa fase pode fazer com que você se sinta segura e possa se preparar fisicamente e emocionalmente.

Veja os pontos a se considerar sobre a transferência de embriões:

  • Um ambiente calmo, com música ambiente e o companheiro ao lado farão você se sentir segura e relaxada. Não precisa fazer jejum. Alimente-se normalmente, preferindo comidas mais leves.
  • Utilizamos atualmente cateteres finos e flexíveis, o que permite uma transferência com o mínimo desconforto possível e maior taxa de gravidez. Tudo deve ser muito preciso e realizado com calma, sem pressa, pois o revestimento do útero é delicado, e uma técnica mal executada pode causar sangramento no endométrio e comprometer a implantação.
    Normalmente a vagina está repleta de progesterona administrada por intravaginal. Assim, o médico retira o excesso do medicamento, com cuidado, antes de colocar o cateter.
  • O útero é muito sensível e tem frequentes contrações, e por essa razão é importante que ele esteja relaxado durante o procedimento. Fique o máximo possível relaxada durante a inserção do espéculo e todo o procedimento: isso facilita a rápida localização do colo do útero e deixa a transferência mais tranquila para todos.
  • É essencial que a transferência embrionária seja guiada por ultrassom abdominal. Na maioria dos casos, uma assistente posiciona o ultrassom na região do osso púbico permitindo ao médico visualizar o cateter atravessar o canal cervical e se posicionar na cavidade uterina.

Esse procedimento deve ser indolor, e após alcançar o posicionamento ideal, o embrião é lentamente liberado, e o cateter é mantido imóvel por alguns segundos. Logo depois, o cateter é removido lenta e delicadamente. A embriologista então checa no microscópio se o embrião saiu do cateter.

  • É recomendado manter a bexiga cheia durante o procedimento, pois facilita a visualização do endométrio e retifica o útero, tornando a transferência mais tranquila.
  • A posição recomendada é a ginecológica, com o mínimo de movimento durante o procedimento.

A paciente é instruída também a permanecer deitada por cerca de 15 minutos antes de ir para casa, onde deverá evitar movimentos bruscos e carregar peso por 2 dias. Esse repouso é relativo e não há necessidade de ficar deitada ou sentada o tempo todo. Alguns trabalhos até comprovam que não há diferença estatística em relação à taxa de implantação de mulheres que fazem ou não repouso após a transferência. De toda forma, acreditamos que o repouso é interessante para o casal ficar em paz, tranquilo, após o último procedimento da FIV. Sabemos que a caminhada muitas vezes não é fácil, e esses dias em casa podem ser relaxantes.
Quando um ciclo de FIV é mal sucedido, é importante que o médico recapitule os procedimentos para determinar as causas do problema, que pode estar relacionado ao desenvolvimento do embrião, à disfunção na implantação ou até dificuldades na transferência.

Experiência, técnica apurada, paciência e preparação adequada são vitais para o sucesso desse procedimento.

Procure seu médico de confiança para saber mais sobre suas chances de sucesso.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

04 de nov de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados