Tempo de Leitura: 2 minutos

Se você está tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, deve estar enfrentando alguns conflitos emocionais. Isso é absolutamente normal, e há muitas pessoas passando pela mesma situação que você e sua família. Você pode estar se perguntando por que não consegue engravidar se seus ciclos são regulares e você tem hábitos saudáveis? Esta pode ser uma situação muito frustrante. Veja alguns fatores que você pode ponderar.

Tempo

Considere primeiramente o tempo que você está tentando. Cerca de 70% dos casais engravida após seis meses de tentativas, e cerca de 90% apenas depois de 12 meses de tentativas. Se você não tiver tentado por pelo menos seis meses, então você deve continuar tentando. Mas se já fizer um ano e você ainda não está grávida, algo pode estar errado. Ter ciclos menstruais regulares não significa que você realmente está com tudo em perfeito funcionamento. Há muitas razões possíveis para a infertilidade.

Idade

Mulheres com mais de 35 anos e homens após os 40 anos podem demorar mais tempo para engravidar. A idade da mulher pode afetar não apenas a frequência da ovulação, mas também a qualidade dos óvulos. Você pode estar ovulando todos os meses, mas os óvulos podem ter menor qualidade e não serem capazes de formarem embriões que possam evoluir e se implantarem no endométrio.

Infertilidade masculina

A mulher carrega o bebê, mas não podemos esquecer que a participação masculina é fundamental na concepção. Até 30% dos casais que não conseguem engravidar têm algum problema masculino. Outros 30% encontram fatores de infertilidade em ambos os lados. Além disso, a infertilidade masculina raramente tem sintomas observáveis sem analisar o sêmen.

Tubas uterinas obstruídas, endometriose ou problemas estruturais

A ovulação irregular é responsável por 25% a 30% dos casos de infertilidade feminina. A outra metade pode ter problemas com tubas uterinas (trompas de falópio) bloqueadas, problemas estruturais uterinos ou endometriose.

Doenças crônicas

Um problema de saúde subjacente pode levar à infertilidade em homens e mulheres. Por exemplo, problemas com a tireóide, como hipo e hipertireoidismo, ou diabetes mellitus não diagnosticada podem levar à infertilidade.

Infertilidade inexplicada

Em cerca de 15% dos casais inférteis, a razão por trás da infertilidade nunca é encontrada, conhecida como Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA). Alguns médicos afirmam que estes são casos de mau diagnóstico, no entanto, o fato é que muitos casais jamais saberão os motivos de não conseguirem engravidar.

Você e seu parceiro podem parecer estar em perfeita saúde – e você pode ter um ciclo menstrual de 28 dias – e mesmo assim vocês não conseguirem engravidar. Infelizmente, as razões para a infertilidade nem sempre são observáveis. Enquanto alguns casais terão sinais e sintomas que sugerem problemas de fertilidade, muitos casais não sabem que há algo está errado até depois de terem tentado sem sucesso por um ano, e descobrirem o problema depois. Por isso se você suspeita que pode ser infértil, consulte seu médico ginecologista, que poderá encaminhá-la para um especialista.