Pólipo endometrial e Fertilização in vitro

Compartilhe este post

O sucesso da Fertilização in vitro (FIV) depende de vários fatores como a idade da mulher, qualidade do embrião, receptividade endometrial, entre outros.

O endométrio, camada mais interna do útero, pode ser avaliado por exame ultrassonográfico, em que são analisadas espessura e características endometriais, importantes para a transferência embrionária.

Até 15% das mulheres submetidas a tratamento de reprodução assistida podem ter comprometimento da cavidade uterina: mioma, pólipo, septo, aderência, inflamação (endometrite). Dentre essas patologias, a mais comum é o pólipo endometrial.

O pólipo endometrial é uma projeção mucosa da camada interna do útero. A maioria não causa sintoma. Quando causa, o sangramento uterino anormal é a principal queixa.  Geralmente ocorre acima dos 40 anos. O risco de malignidade (câncer) é de 1%.

A ultrassonografia pode sugerir pólipo endometrial. Mas o diagnóstico de certeza é feito pela histeroscopia. Ambos os exames visualizam o pólipo principalmente na fase proliferativa, entre 6º e 12º dia do ciclo.

Polipo

Na fase secretora do ciclo menstrual (após a ovulação), o endométrio torna-se hiperecogênico (branco), mesma característica ao ultrassom que o pólipo, dificultando o diagnóstico.

Quando se faz o diagnóstico durante investigação para infertilidade, o ideal é realizar histeroscopia cirúrgica para retirada do pólipo, medida que aumenta a taxa de implantação embrionária. Além disso, é feito o exame anatomopatológico (biópsia) para excluir a possibilidade de malignidade.

E se o pólipo for diagnosticado durante a estimulação ovariana?

Isso pode acontecer. Por dois motivos: não foi feito diagnóstico por exame em fase inadequada do ciclo ou porque cresceu somente durante a estimulação. Geralmente, durante a estimulação ovariana, os pólipos que crescem medem de 6 a 10 mm.

uterine-polyp-SIS

Se isso acontecer, a estimulação ovariana pode ser mantida. Os embriões podem ser vitrificados (congelados) e transferidos após polipectomia por histeroscopia cirúrgica. A transferência embrionária pode ser feita no ciclo seguinte se endométrio estiver adequado ou em poucos meses.

Outra opção é realizar a transferência com o pólipo. Mas isso não é indicado para pólipos acima de 1,0 cm e próximo ao fundo uterino. O tamanho e localização são importantes para a decisão de realizar a polipectomia antes da transferência.

 

 

Então seria melhor fazer histeroscopia de rotina antes de iniciar o estímulo?

Atualmente a resposta é não. Porque uma pequena parcela das mulheres com infertilidade tem pólipo.  A histeroscopia pode ser feita em caso de falha de implantação ou quando há suspeita de alguma alteração endometrial antes de iniciar o ciclo.

A AUTORA

Dra. Fernanda Imperial é formada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Possui Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP).

Atualmente é médica da Clínica VidaBemVinda e colaboradora do Centro de Reprodução Humana Mário Covas do Hospital das Clínicas (USP).

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

10 de ago de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados