Tempo de Leitura: 1 minutos


Escrito por: Dra Fernanda Imperial

A proporção de mulheres com obesidade aumentou de 29% em 1980 para 38% em 2013. Nos Estados Unidos, a partir de 2010, mais da metade das mulheres gestantes estavam acima do peso, sendo que 8% tinham obesidade mórbida. No Brasil, as taxas não são tão diferentes.

Com hábitos alimentares ruins e aumento do sedentarismo, aumentaram as taxas de sobrepeso e obesidade entre as mulheres e homens. Reflexo do problema: dificuldade para engravidar e aumento de complicações na gestação, como diabetes gestacional, hipertensão, pre-eclampsia , macrossomia e taxa de cesárea.

Por meio de um estudo de coorte retrospectiva, foram analisados de 239.127 ciclos de fertilização in vitro entre os anos de 2010-2013. Destes pacientes,mais da metade tinham alteração do índice de massa corpórea. e o resultado foi a queda da taxa de gravidez de acordo com o aumento do IMC.

Destes ciclos,um subgrupo foi de destaque : mulheres com síndrome do ovário policístico ( SOP). Para este subgrupo, a taxa de abortamento aumentou conforme o aumento do IMC, com diferença estatística. Os demais índices, tiveram uma tendência de pior desfecho conforme aumento do IMC.

O mecanismo que piora a taxa de sucesso de fertlização in vitro em pacientes com sobrepeso/obesidade ainda é incerto. Porém, estudos recentes sugerem uma alteração do microambiente e metabolismo do oócito e embrião, principalmente com aumento do estresse oxidativo. Além disso, estudos também sugerem alteração da receptividade endometrial.

Portanto, quanto maior o IMC , pior o prognóstico da FIV e piores as complicações na gestação.

Mulheres com alteração no IMC devem ser encorajadas a perderem peso , a fim de se obter melhores taxas na FIV e gestação saudável.

Fontes:

Pregnancy outcomes decline with increasing body mass index: analysis of 239,127 fresh autologous in vitro fertilization cycles from the 2008–2010 Society for Assisted Reproductive Technology registry

Meredith P. Provost, Kelly S. Acharya, Chaitanya R. Acharya, Jason S. Yeh, Ryan G. Steward, Jennifer L. Eaton, James M. Goldfarb, Suheil J. Muasher

p663–669. Fertility and Sterility. March 2016.