Suplementos e Vitaminas Para Fertilidade Masculina: Tire Suas Dúvidas Sobre o Tema

Compartilhe este post

Manter bons níveis de fertilidade é um cuidado importante para homens e mulheres que desejam ser pais. E quando o assunto é a melhora clínica da fertilidade masculina, vitaminas e suplementos exercem papel relevante na busca pela reversão de quadros de infertilidade.

Neste post, abordamos dúvidas frequentes sobre suplementos e vitaminas para fertilidade masculina. Nele, listamos aqueles que são mais recomendados pelos médicos na busca pela melhora dos parâmetros de qualidade seminal, como motilidade, concentração e morfologia espermática e, consequentemente, na melhora das chances de gerar um bebê saudável e ter sucesso no tratamento de infertilidade por fator masculino.

Continue a leitura para entender:

  • o que é bom para melhorar a fertilidade masculina;
  • qual o melhor suplemento para fertilidade masculina;
  • quais são as vitaminas para fertilidade masculina;
  • quais são os remédios para fertilidade masculina.

O que é bom para melhorar a fertilidade masculina?

Para homens e mulheres que desejam manter uma boa fertilidade, levar uma vida equilibrada e adotar hábitos saudáveis é essencial. Homens que precisam melhorar a qualidade dos parâmetros seminais avaliados no espermograma, devem:

  • abandonar o tabagismo;
  • ter uma alimentação rica nos nutrientes essenciais para a produção de espermatozóides;
  • não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • gerenciar os níveis de estresse;
  • praticar atividades físicas periodicamente;
  • reduzir a circunferência abdominal, já que a obesidade é fator de risco também para a infertilidade masculina, além de estar relacionada a doenças cardíacas e a alguns tipos de câncer. 

O uso de suplementação e de vitaminas para a fertilidade masculina só trará os resultados esperados quando em conjunto com mudanças no estilo de vida do paciente.

Qual o melhor suplemento para fertilidade masculina?

Não há um único “melhor suplemento para a fertilidade masculina”, pois a seleção mais adequada deve ser baseada em uma avaliação médica que leve em consideração os fatores específicos de cada paciente. No entanto, alguns suplementos são amplamente recomendados no tratamento da infertilidade em homens:

Suplementos e vitaminas para fertilidade masculina

L-Carnitina e Acetyl -L-Carnitina – LC / ALC

A LC e a ALC formam um grupo de nutrientes relacionados à energia para a motilidade seminal. Os estudos sobre seu uso e impacto na fertilidade masculina são bastante interessantes. Homens com infertilidade parecem apresentar níveis reduzidos de L-Carnitina no plasma seminal e a suplementação, aliada ao maior consumo de boas fontes proteícas, pode melhorar a capacidade do espermatozóide nadar para fecundar o óvulo.

Selênio

O selênio além de ser um mineral essencial para diversas funções orgânicas e na produção de espermatozóides, é um poderoso antioxidante, muito utilizado em quadros em que há elevada densidade de radicais livres de oxigênio, o que causa o aumento da fragmentação de DNA espermático. Esse fator está relacionado com aborto espontâneo ou má-formação do embrião.

Para a adoção do selênio como suplemento para fertilidade masculina, no entanto, é preciso considerar se os formadores de radicais livres, como obesidade, má alimentação, estresse, tabagismo e varicocele, estão compensados. 

A dose de 50mcg parece auxiliar no tratamento, porém essa necessidade é individualizada. O uso dessa suplementação está diretamente associado à integridade da cauda dos espermatozóides, portanto, ligado diretamente à porcentagem de espermatozoides rápidos progressivos. Consulte seu médico ou nutricionista especialista em Andrologia para entender qual a melhor dose para você.

Zinco

O zinco, presente em grãos, cereais integrais, feijões, ostras, frutos do mar, germe de trigo, ovos, abóbora, avelãs e outras nozes, além de em diversos polivitamínicos, está associado à melhora da concentração e contagem de espermatozóides

Ele é um mineral essencial tanto na produção de testosterona quanto espermatozóides pelo testículo, sendo essencial para a saúde do homem. A suplementação está diretamente relacionada à melhora da função testicular e pode auxiliar na melhora da concentração e motilidade espermática.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é outro poderoso antioxidante ligado diretamente ao funcionamento mitocondrial e ao metabolismo da cauda dos espermatozóides, ou seja, atua sobre a motilidade espermática. Para a melhora da fertilidade masculina, a dose recomendada pode variar de 50 a 500mg/ dia, dependendo da complexidade do caso e de fatores como a ingestão alimentar e o nível de atividade física.

Ômega 3

Geralmente encontrado em peixes, soja, linhaça e ovos, o Ômega 3 melhora a fluidez das membranas celulares, o que impacta na motilidade espermática, auxiliando nas chances de fecundação do óvulo.

A literatura científica demonstra que o maior consumo de Ômega 3, seja via alimentação ou suplementação, contribui para a melhora do potencial fértil do homem e maiores taxas de gestação. 

Quais são as vitaminas para fertilidade masculina?

As vitaminas desempenham papel essencial na fertilidade masculina, mas a escolha para sua suplementação deve ser baseada nas necessidades individuais e pode variar de acordo com a dieta e os fatores de saúde de cada paciente. Consultar um médico e nutricionista especializado em fertilidade é fundamental para determinar a suplementação adequada.

Vitaminas para fertilidade masculina: papel dos antioxidantes

Abaixo, listamos três das vitaminas mais relevantes para o tratamento da infertilidade em homens:

Vitamina C

A vitamina C, utilizada na forma de comprimidos ou presente na laranja, brócolis, couve e couve-flor, é um potente antioxidante e pode melhorar a morfologia dos espermatozóides. Uma dose diária de 1.000mg de vitamina C pode contribuir na redução da fragmentação de DNA. Vale lembrar que as opções com maior biodisponibilidade têm melhor efeito, consulte seu médico ou nutricionista especialista em Andrologia.

Vitamina B12

A Vitamina B12 está associada à síntese do DNA espermático e à maturação celular. Deficiências de B12 podem causar queda da concentração e motilidade espermática.

Vitamina E

A vitamina E pode ser protetora para mutações nos espermatozóides e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculina, além de ser também um importante antioxidante. Suas fontes principais são: azeite de oliva, óleo de germe de trigo, óleo de canola, nozes, amendoim e abacate. Doses diárias de 200 a 400UI são  recomendadas e podem ser encontradas em polivitamínicos ou manipuladas com maior concentração de tocoferol, a forma antioxidante. A carência de vitamina E pode levar a problemas no sistema hormonal e reprodutivo, e à piora da morfologia espermática.

Quais são os remédios para aumentar a fertilidade masculina?

Em casos de infertilidade masculina causada por fatores médicos específicos, como baixos níveis de hormônios e varicocele, é possível que além de suplementos e vitaminas, o médico prescreva medicamentos para aumentar a fertilidade. 

Por exemplo, em situações de baixa testosterona, podem ser prescritos medicamentos de reposição hormonal. No entanto, a escolha de medicamentos e o tratamento devem ser individualizados e acompanhados de perto por um médico especializado em fertilidade, pois o uso inadequado de remédios pode ter efeitos colaterais indesejados.

Leia também > Entenda O Que É Varicocele E Sua Relação Com A Infertilidade Masculina

Reforçamos, para concluir, que a fertilidade masculina é influenciada por diversos fatores, incluindo estilo de vida, saúde geral e condições médicas subjacentes. Portanto, antes de iniciar qualquer suplementação ou tratamento medicamentoso, é crucial consultar um médico especializado para avaliar sua situação específica e receber orientação personalizada. 

Reafirmamos, também, a importância de ter uma suplementação individualizada, baseada nos exames de sangue, estado metabólico, nutricional e espermograma de cada pessoa.

Vale ressaltar, ainda, que a composição natural desses nutrientes, presentes nos alimentos, é a melhor forma de ser assimilada e metabolizada no organismo, com melhor biodisponibilidade.

Além disso, como dito ao longo deste conteúdo, a adoção de um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, exercícios regulares e a eliminação de fatores de risco, como tabagismo e consumo excessivo de álcool, desempenha papel fundamental na melhoria da fertilidade em homens.

Para saber mais sobre a relação entre qualidade de vida e infertilidade masculina, assista ao vídeo abaixo. Nele, o Dr. Conrado Alvarenga, urologista e andrologista da VidaBemVinda, responde a questões como “Quais fatores podem impactar na fertilidade masculina?” e “Como aumentar a fertilidade do homem de maneira natural?”.

Equipe

Por Equipe Vida Bem Vinda

04 de jan de 2024
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados