Tempo de Leitura: 2 minutos

Escolher a clínica onde a Fertilização in vitro (FIV) será realizada é uma tarefa de extrema importância. Diversos aspectos devem ser levados em conta, pois esta decisão poderá ter um grande impacto na vida dos casais envolvidos. Portanto, pesquise, descubra as possibilidades, avalie e faça muitas perguntas antes de escolher. Veja algumas das ponderações que você deve ter em mente para esta decisão:

Conheça e avalie

Mesmo que uma clínica tenha sido muito recomendada, vá com seu parceiro até lá para conhecer e avaliar. Tente se informar o melhor possível sobre todos os detalhes da clínica fazendo perguntas. Se você não conseguir obter todas as respostas que precisa, isso pode ser um mau sinal. Você também pode tentar conversar com pacientes e ex-pacientes para conhecer suas opiniões e considerações sobre a clínica. A transparência é crucial em Reprodução Humana.

Taxas de sucesso

É claro que este é um fator a se considerar na hora de escolher a clínica onde você fará sua Fertilização in vitro. Porém, seja cauteloso ao analisar as taxas de sucesso e os parâmetros utilizados: preste atenção no número de ciclos realizados e o percentual de diagnósticos que constituíram aquela taxa. Nem sempre a clínica com maior taxa de sucesso será a mais conveniente para você, se, por exemplo, seus sucessos estão dentro de uma faixa etária diferente ou se a clínica tratou um pequeno número de pessoas com o mesmo diagnóstico que o seu.

Equipe médica

Uma clínica de Reprodução Humana e infertilidade precisa de uma boa e completa equipe de profissionais preparados para ajudar na jornada do seu tratamento. Isto inclui ginecologistas, urologistas, biólogas, biomédicas e enfermeiras especializadas. Verifique se os médicos tem certificações e são especialistas em áreas mais específicas como Laparoscopia e Histeroscopia. Isso pode fazer uma grande diferença para o seu potencial reprodutivo.

Durante sua visita à clínica, observe como a equipe se relaciona com os pacientes e como é o ambiente. Tire suas dúvidas e avalie a disponibilidade da clínica para você e sua família. Caso você tenha uma impressão negativa, pense bem: se eles não tiverem tempo para atender você em suas dúvidas iniciais, nada garante que terão tempo para atendê-los bem ao longo do tratamento.

Localização

Apesar de este não ser o fator principal de escolha, é muito importante lembrar que talvez você tenha de frequentar este local durante algum tempo. Você deve visitar e realizar todas as etapas da Fertilização in vitro da forma mais confortável possível. Escolher uma clínica que fica extremamente distante da sua casa pode se tornar um fator de estresse.

Esta é realmente uma escolha muito importante e delicada, portanto sejam cuidadosos e minuciosos. Conheça, visite, pesquise, pergunte e avalie antes de tomar esta decisão.