Tempo de Leitura: 2 minutos

O_que_esperar_da_sua_primeira_consulta_a_uma_Clínica_de_Fertilização

A concepção é parte do processo natural da vida, e em dado momento a decisão de ter filhos dá início a uma nova jornada para realização de um sonho.

 A angústia aparece quando as tentativas de engravidar começam a traduzir o insucesso, e acompanhada de uma série de questionamentos, passam a fazer parte do dia a dia de quem está atravessando um momento tão delicado.

O primeiro e corajoso passo é considerar que precisamos de ajuda, e saber que não é preciso cultivar o silêncio. Ao contrário, é muito importante dividir a gama de emoções sobre os desafios e conquistas.

É por isso que o contato e o diálogo junto a um profissional especializado é muito importante. Ele pode ser o grande alívio para as tantas inquietações e emoções, e esse encontro representa o primeiro momento de compreensão sobre um universo novo, que na grande maioria das vezes, traz a surpresa e muitas vezes, o desânimo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de casal infértil diz respeito àqueles que não conseguem engravidar após tentativas durante 1 ano (12 meses), com uma frequência sexual mínima de pelo menos 3 relações sexuais ao mês, que não utilizem qualquer tipo de método anticoncepcional, e que não tenham obtido gravidez nesse período.

Segundo estatísticas, um em cada oito casais (cerca de 15%), apresenta algum tipo de problema de infertilidade. No Brasil, segundo o último censo, existem cerca de 8 milhões de casais inférteis.

 A infertilidade pode ter muitas causas e todas levam ao mesmo resultado: a frustração de não conseguir engravidar. É nesta primeira consulta que serão levantadas as maiores dúvidas sobres as diversas causas de infertilidade  e os possívels caminhos para os tratamentos..

Provavelmente, serão solicitados alguns exames para que se conheça as condições fisiológicas do casal. Serão analisados dados como os ciclos menstruai e a ovulação da mulher, a reserva ovariana, a influência da idade e a condição do útero.

Para o homem, será avaliado o sêmen através do espermograma, além de dados da história como antecedentes de caxumba testicular, cirurgias inguinais e abdominais, uso de anabolizantes, hábitos e vícios.

O médico então poderá precisar quais desses fatores são os responsáveis pelo problema, quais as condições no histórico do casal que possam estar agravando o quadro, e quais serão os fatores que necessitarão de investigação detalhada.

Escolha uma equipe que inspire maturidade, fale abertamente sobre suas dúvidas e necessidades. Esta primeira consulta é o primeiro grande passo, é o momento de estabelecer uma relação de confiança junto aos profissionais que lhe trarão conforto e soluções, e junto a eles você irá conhecer e planejar os melhores caminhos.



Guia para Tratamento de Infertilidade