Infertilidade Secundária: Entenda Como Identificar e Quais Podem Ser os Tratamentos
A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Fonte: Fertility and Sterility, setembro de 2015, vol 104(3).
Não há dúvida de que o hipotireoidismo está relacionado à infertilidade, abortamento e complicações obstétricas e fetais. E o hipotireoidismo subclínico?
O diagnóstico de hipotireoidismo subclínico se dá quando o exame para avaliar os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide (o TSH) está acima do valor de referência, que é 4,5-5,0 mUI/L e quando a concentração de T4 livre é normal. Indicadores mostram que o limite superior da normalidade na população geral parece ser menor do que os valores adotados atualmente.
Devido ao impacto durante o período pré-concepcional e pré-natal, recomenda-se que em casos de função tireoidiana alterada seja iniciado o início de tratamento, mesmo com alterações sutis.
Desta maneira, resumimos aqui a posição da American Society for Reproductive Medicine:
Abortamento: níveis de TSH > 4 mUI/L aumentam o seu risco. Não há evidência que níveis de TSH entre 2,5 e 4 estejam associados a maior risco de abortamento
Complicações obstétricas: TSH > 4 está associado a complicações como rotura prematura de membranas ovulares, descolamento de placenta, prematuridade e óbito fetal.
Não há evidência que níveis de TSH entre 2,5 e 4 estejam associados a estas complicações:
Desenvolvimento neurológico: TSH > 4 está associado a desenvolvimento inadequado. Não há evidência com níveis de TSH entre 2,5 e 4.
Tratamento e risco de abortamento: há evidência que o tratamento reduza o seu risco se TSH>4. Não há evidência para benefício do tratamento para TSH 2,5 e 4.
Anticorpos anti-tireoide: a autoimunidade tireoidiana está associada a abortamento e infertilidade.
Recomendações:
O hipotireoidismo subclínico é um estado que pode impactar a saúde de uma pessoa e a aspiração de engravidar. Essa doença é mais frequente em mulheres, por isso é necessário a constante checagem da sua saúde com um médico de confiança e competente.

Por Dr. Lucas Yugo Shiguehara Yamakami
13 de jun de 2016A infertilidade secundária ocorre quando há dificuldade para engravidar após uma gestação anterior. Neste artigo, você vai entender como...
Neste artigo, você vai entender como mutações genéticas podem ser avaliadas antes da implantação do embrião, por que esse...
A produção independente é uma alternativa segura e cada vez mais comum para mulheres que desejam engravidar sem um...