Não consegue engravidar? Conheça cinco possíveis causas

Compartilhe este post

Se você está passando por dificuldades para engravidar, provavelmente experimentou a sequência a seguir. No início, parecia que as tentativas surtiriam efeito rápido, mas o tempo passou, e nada aconteceu. Seu médico recomendou a ingestão de ácido fólico e outras vitaminas, e nova esperança surgiu. Depois de um tempo, foi prescrito um indutor da ovulação, como o citrato de clomifeno. Mas, meses e meses depois… Nada!

Estudos mostram que 85% dos casais que têm relação sexual regularmente conseguem engravidar no primeiro ano de tentativa. De repente, você se pega fazendo parte dos 15% que não conseguem, e a primeira pergunta é “onde errei?”.

Encarar essa realidade não é fácil. É preciso assumir que o problema existe para começar a estudar suas causas. E, ao contrário do que se pensa, elas podem ser um resultado de atitudes que dominam sua rotina, e a solução pode depender apenas de você.

Não é impossível ver um casal acima do peso engravidar facilmente, ou ainda casais que bebem ou fumam, e também não encontram dificuldades. Porém, cada caso deve ser individualizado, e o primeiro passo para tratar essa questão de forma natural é não fazer comparações. O casal tem que entender que suas condições são únicas e exclusivas; a receita não se repetirá.

Por isso, ao invés de começar sua pesquisa por clínicas de reprodução assistida, tente antes responder às questões a seguir com seu parceiro. É como um check-list pré-gestacional, que pode trazer respostas mais claras do que você imagina!

1.     Como está seu peso?

Sim, o excesso de peso pode atrapalhar os seus planos de engravidar. Especialistas recomenda que a paciente apresente índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25 kg/m2. Para saber o seu IMC basta dividir o peso (kilos) pela sua altura (metros) ao quadrado.

Ter um peso adequado influenciará não apenas na concepção, mas também na saúde da criança.

Estar acima do peso pode atrapalhar o ciclo menstrual, por exemplo, e o fato de carregar diariamente esses quilos a mais pode dificultar a ovulação e tornar o ciclo menstrual irregular. Isso também ocorre em mulheres com baixo peso, quando a porcentagem de gordura corporal é muito baixa, insuficiente para a produção adequada de hormônios como testosterona e estradiol.

No caso de a mulher engravidar obesa, aumentam as chances de complicações, como aborto, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Além disso, as consequências podem afetar o bebê: ele se torna uma pessoa mais propensa a desenvolver síndromes metabólicas e diabetes.

E esse não é um problema exclusivamente feminino: homens obesos também veem suas chances reduzidas por causa dos danos que o sobrepeso causa aos espermatozoides.

2.     O cigarro faz parte de sua rotina?

Está mais do que claro que fumar afeta a saúde de homens e mulheres. Sabemos também que o vício pode afetar o revestimento do útero, dificultando a implantação.

O cigarro causa dano ao DNA do espermatozoide. A gravidez torna-se menos provável e, caso ele consiga fertilizar um óvulo, são maiores as chances de haver um aborto.

Além disso, é recomendável que os homens ejaculem de duas a três vezes por semana – como o espermatozoide é produzido na região testicular durante três meses, qualquer mudança que o homem faça hoje só será evidenciada num espermograma e outros exames seminais em cerca de 10 semanas.

3.     Como estão as relações sexuais?

Especialistas sugerem aos casais que tentam engravidar que procurem ter relações de duas a três vezes por semana, mas a verdade é que ainda assim as chances de se obter sucesso são muito pequenas.

É preciso que o casal esteja totalmente ciente de como funciona o ciclo da mulher – algumas não ovulam exatamente no 14º dia depois da menstruação, mas alguns dias antes ou depois disso. É preciso aprender com o corpo.

Há técnicas para descobrir quando se está ovulando: é possível comprar kits urinários, que mostram o aumento do hormônio luteinizante (LH) algumas horas antes do início da ovulação. Porém, o mais prático e eficaz é determinar o período fértil de acordo com os ciclos anteriores juntamente com seu ginecologista.

4.     Alguma destas condições lhe é familiar?

Você tem resistência à insulina ou síndrome do ovário policístico (SOP)?

As duas condições estão ligadas, e a SOP é uma condição em que a mulher muitas vezes não ovula.

Os sintomas são ciclos irregulares ou inexistentes, sobrepeso, resistência à insulina, espinhas e pelos faciais. No ultrassom, os ovários apresentam mais de 11 de pequenos folículos no ovário, ou ovários aumentados de volume (acima de 10 cc).

Mulheres com SOP e sobrepeso conseguem estimular a ovulação naturalmente quando conseguem perder pelo menos 5% de seu peso.

5.     Qual é a sua idade?

Um estudo publicado no ano passado no jornal britânico Human Reproduction mostrou um fato surpreendente: 67% das mulheres e 81% dos homens consultados acreditavam, inadvertidamente, que a fertilidade feminina cai apenas depois dos 40 anos. Mas a verdade é que ela declina a partir dos 32 a 35 anos.

Você pode querer esperar alguns anos para engravidar, mas nunca saberá como estará sua fertilidade até lá.

As estatísticas dizem que, até os 38 anos, a mulher tem 40% de chance de engravidar e, depois, esse índice cai para 30%.

É preciso planejamento e muita informação para seguir adiante com os planos de gerar um bebê, sobretudo para quem tem idade mais avançada. Hábitos e estilo de vida influenciam muito, e alterar alguns deles pode ser a resposta para sua dificuldade em engravidar. E é recomendável consultar um especialista em fertilidade: isso não quer dizer que você vai ser imediatamente direcionada a um tratamento de reprodução assistida, por exemplo. Trata-se de conhecer todos os aspectos com clareza e maximizar suas chances de todas as formas, evitando surpresas no futuro.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

06 de abr de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados