Saúde sexual: por que é importante cuidar?

Compartilhe este post

Nos últimos anos nota-se uma crescente preocupação com os cuidados com a saúde, e a atenção se volta mais à alimentação saudável, à prática de atividade física e realização de exames preventivos.

É comum ouvir alguém dizer que vai à academia pelo menos 3 vezes por semana, mas raramente planejamos realizar um número mínimo de atividades sexuais de forma rotineira. Esperamos que ela ocorra espontaneamente. Porém às vezes não acontece.

Pela Organização Mundial da Saúde, a saúde é compreendida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”. No âmbito do bem-estar do indivíduo, a questão da saúde sexual deve ser abordada.

A sexualidade é característica da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e não pode ser diferenciada de outros aspectos da vida. A sexualidade não corresponde somente ao ato sexual e não está limitada ao orgasmo. Sexualidade é mais do que isso, está na forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor, é conquista, é contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir e de se movimentar.

Quando há um déficit na vida sexual do indivíduo, como tudo está relacionado, pode acabar interferindo em outras àreas da sua saúde.

Veja a seguir alguns benefícios de uma vida sexual ativa e saudável:

  • ativa a circulação sangüínea;
  • melhora a pele;
  • exercita a musculatura pélvica (músculos da bexiga, ânus, pênis e vagina), melhora a incontinência urinária;
  • melhora da qualidade do sono, dores de cabeça, reumáticas e menstruais;
  • promove bem-estar psíquico e emocional: diminui stress, melhora da auto-estima, disposição e humor, diminui risco de depressão e ansiedade;
  • estimula a inteligência: capacidade de concentração, memória, criatividade;
  • melhora a imunidade;
  • estabelece maior vínculo com o parceiro.

São inúmeras as vantagens de se investir na saúde sexual. Normalmente colocamos outras prioridades à frente e sem perceber, o sexo como fonte de prazer pode acabar sendo esquecido.

E como a saúde sexual interfere em diversas áreas do organismo e depende do seu bom funcionamento para acontecer, quando o desempenho sexual não ocorre adequadamente, pode ser um marcador de que algo está errado.

Portanto, não hesite em procurar um profissional gabaritado, pensando tanto em promoção de saúde e felicidade quanto na prevenção de doenças.

Dra. Larissa

Por Dra. Larissa Matsumoto

19 de fev de 2015
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados