O Que é Laparoscopia Ginecológica e Quando Recorrer ao Procedimento?

Compartilhe este post

A laparoscopia ginecológica é uma abordagem cirúrgica bastante moderna, utilizada no diagnóstico e tratamento de doenças da mulher. Além de segura e ter, em geral, rápida recuperação, o procedimento utiliza tecnologia com imagem em full HD, que aumenta sua eficiência e qualidade.

 

Em todos os casos, é preciso saber em quais situações recorrer à laparoscopia e entender como funciona exatamente essa intervenção. Está interessada? Acompanhe o nosso post e saiba:

  • o que é a cirurgia de laparoscopia ginecológica?
  • quais as vantagens da laparoscopia?
  • em quais casos a laparoscopia é recomendada?
  • a laparoscopia é indicada para tratar problemas de fertilidade?
  • como é a recuperação da cirurgia de laparoscopia?

O que é a cirurgia de laparoscopia ginecológica?

A videolaparoscopia, termo mais completo, é um tipo de cirurgia em que o médico visualiza os órgãos internos por meio de pequenos cortes e inserção de uma óptica conectada a uma câmera que processa e mostra as imagens de toda a cavidade abdominal.

O nome vem do aparelho utilizado na filmagem dos órgãos internos, o laparoscópio, que é bem fino e composto da tecnologia das fibras ópticas. Também é possível realizar esse procedimento através da cirurgia robótica.

Quais as vantagens da laparoscopia?

Agora que você já sabe o que é a laparoscopia ginecológica deve estar se perguntando por que é melhor optar por essa técnica.

O procedimento é pouco invasivo e bastante seguro, com raros os casos de complicações. Como os cortes são muito pequenos, a cicatrização ocorre com mais facilidade e, além disso, é minimizado o risco de infecções e o desconforto no pós operatório é muito menor. 

Por esses motivos, uma quantidade menor de medicamentos é utilizada, tornando esse método mais vantajoso para a paciente.

Além disso, o procedimento gera imagens de alta qualidade, em full HD e com magnificação, o que facilita a visualização da cavidade abdominal e realização da cirurgia com muito mais precisão. 

Em quais casos a laparoscopia é recomendada?

Esta cirurgia é recomendada em vários tipos de problemas ginecológicos. Confira abaixo os principais:

Endometriose

É a presença do endométrio fora do útero, geralmente na pelve. A laparoscopia é utilizada para ressecar e cauterizar os focos de endometriose. Em casos graves, são retiradas partes dos órgãos afetados, como bexiga e intestino. O período de recuperação, por ser uma cirurgia complexa, pode ser um pouco maior, entre uma e duas semanas.

Cisto ovariano

Os cistos são bolsas com líquido acumulado que se alojam nos ovários e podem ser de diversos tipos, incluindo cistos benignos e malignos, como o câncer de ovário. A laparoscopia para cistos ovarianos é uma boa abordagem terapêutica, mesmo para aqueles muito grandes, além dos endometriomas — cistos de endometriose.

Mioma uterino

É um nódulo benigno do útero, muito comum e prevalente na maioria das mulheres. Na necessidade de cirurgia, é possível recorrer à laparoscopia para remover o mioma ou o útero (cirurgia de histerectomia), quando não há mais desejo reprodutivo.

Gestação ectópica

Ocorre quando há uma gravidez fora do útero, o que coloca em risco a saúde da mulher. A laparoscopia é o tratamento cirúrgico de eleição para gestações ectópicas, sendo as mais frequentes nas tubas uterinas. Pode ser feita a salpingectomia (retirada da tuba) ou a salpingostomia (abertura da tuba para retirada do trofoblasto).

Doenças inflamatórias

A laparoscopia pode ser utilizada para tratar as consequencias das doenças inflamatórias no sistema reprodutor feminino.

Câncer ginecológico

O procedimento pode ser utilizado para coletar material do trato genital feminino para realizar análises, processo denominado biópsia, bem como tratar doenças como câncer de endométrio e colo do útero, com cirurgias realizadas inteiramente por videolaparoscopia.

A laparoscopia é indicada para tratar problemas de fertilidade?

A videolaparoscopia pode ser utilizada para tratar vários quadros que afetam a fertilidade feminina, como miomas, endometriose e hidrossalpinge

A depender do caso, após realizar a cirurgia a paciente pode ter chances de engravidar naturalmente.

Como é a recuperação da cirurgia de laparoscopia?

O tempo de recuperação é bem rápido, entre um e dois dias, sendo que a paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia. 

Contudo, mesmo sendo um procedimento pouco invasivo é importante seguir as recomendações médicas, manter repouso físico e não ter relações sexuais durante o período indicado. 

Alguns sintomas podem surgir no período pós-operatório, como dor, sensação de gases na região abdominal e desconforto ao andar. Eles são comuns e diminuem bastante com o tempo.

A laparoscopia ginecológica é um processo cirúrgico moderno e seguro que pode auxiliar no diagnóstico e combate de doenças do trato reprodutor feminino. 

Ela é recomendada principalmente em casos de mioma, endometriose, cistos ovarianos, gestações ectópicas e após as inflamações pélvicas. A recuperação da cirurgia em geral é rápida e é, na maioria dos casos, o tratamento gold standard dentre as opções cirúrgicas.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre a laparoscopia ginecológica? Leia também nosso post sobre o congelamento de óvulos para gestações futuras e informe-se mais sobre o assunto.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados