Existe vida além da FIV

Compartilhe este post

A fertilização in vitro está entre uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento da infertilidade, e como se trata de um processo sincronizado, que envolve a administração de medicamentos e a fecundação fora da tuba uterina, muitos casais passam por momentos de ansiedade e muitas vezes se esquecem de suas vidas, tamanho o estresse causado pela espera de resultados.

Se você já passou por isso, sabe como é fácil perder a noção do tempo e dos prazeres simples da vida, e ao invés disso, ficar contando os dias e as horas para fazer os exames, ultrassons, esperando atingir os melhores resultados

O exagero pode levar a um estado de “desumanização” da concepção, em que os procedimentos e os embriões serão apenas números, e a gravidez será uma “meta”.

As coisas não precisam e não devem ser assim. Devemos lembrar que a concepção é uma jornada de celebração à vida, e deve ser dividida entre todos os que fazem parte desse processo. “Desde a primeira consulta até o final do tratamento, entendo que o casal e a equipe médica e biomédica formam um time. E assim as coisas ficam mais fáceis e as chances aumentam”, diz a Dra. Fernanda Imperial, médica da VidaBemVinda.

Família, amigos e equipe médica têm plena participação e devem ser um ponto de apoio para nos lembrarmos de que a vida é um conjunto de eventos bons e ruins, e que tudo fica melhor quando compartilhado.

Portanto, aconselhamos ao casal que cuidem de sua saúde, através de atividades prazerosas e divertidas.

Exercícios e esportes energizam o corpo e a mente e afastam a estagnação. Caminhadas leves são revigorantes, yoga e alongamento são atividades excelentes e não têm contra-indicações, e serão ainda melhores se feitos em grupo.

Para o casal, manter acesa a chama do romance e fortalecer a relação é o principal motivo pelo qual querem tanto ter filhos, e construir uma família baseada na amorosidade.

Sair, passear, assistir a um show, frequentar festas e reuniões serão distrações excelentes, que irão diluir as preocupações e aliviar o fardo de um tratamento tão delicado.

Da mesma forma, a equipe médica também busca o contato, ao compartilhar histórias de sucesso com os pacientes, e através da experiência e cuidado, auxiliar da melhor forma quem precisa de orientação.

É muito confortante para um paciente ouvir a opinião franca de um profissional competente, que de maneira sincera dará seu parecer sobre as reais possibilidades e alternativas de tratamentos, para que não se sintam desamparados. “Muitas dúvidas surgem durante a investigação e tratamento. E nós médicos devemos sempre estar ao lado para esclarecê-las”, completa Dra. Fernanda Imperial.

Não devemos nunca perder o prazer em nossos desafios, e sempre nos recordarmos do porquê estamos aqui. Esse é o segredo para uma vida valorosa.

Cuide de si. Aceite-se como é, com suas fortalezas e limitações. Compartilhe seus medos com aqueles quem se importam com você. Busque apoio de quem já passou pelas mesmas dificuldades.

E o mais importante, celebre a vida e cultive o desejo natural de ter um bebê.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

23 de out de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados