Existe um Limite de Idade Para Realizar a Fertilização In Vitro?

Compartilhe este post

É cada vez mais comum que as mulheres posterguem a maternidade, seja por priorizar a busca por objetivos pessoais e profissionais ou por ainda não ter encontrado um parceiro adequado. 

O campo da reprodução assistida avança cada vez mais e permite que o sonho da maternidade seja realizado no momento em que a mulher quiser. O procedimento que mais revolucionou a liberdade reprodutiva feminina foi a Fertilização In Vitro (FIV). 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a esse tratamento e idade máxima para engravidar. Para esclarecer, vamos explicar neste artigo:

  • como funciona a Fertilização In Vitro;
  • qual é a idade máxima para fazer a Fertilização In Vitro;
  • existe idade máxima para engravidar?

Como funciona a Fertilização In Vitro

Na Fertilização In Vitro, a paciente passa por um processo de estimulação ovariana e o desenvolvimento dos folículos é acompanhado de perto por meio de exames de ultrassom. Logo antes da ovulação, os óvulos são coletados e a fecundação ocorre em laboratório. Posteriormente, o embrião formado será transferido para o útero da mãe e a gestação ocorre normalmente.

No vídeo abaixo, a doutora Dra. Michelle Nagai, ginecologista e especialista em reprodução humana, explica mais detalhes desse processo. Confira!

Qual é a idade máxima para fazer a Fertilização In Vitro

Com o avanço da idade, ocorre uma baixa na qualidade e na quantidade de óvulos, já que a reserva ovariana é limitada e diminui a cada ciclo menstrual. Assim, depois dos 35 anos, a fertilidade feminina cai cada vez mais. 

Segundo especialistas em reprodução humana assistida, a mulher consegue fazer a FIV com seus próprios óvulos até uma média de 43 anos de idade, sendo que não há um número exato, já que cada uma possui características únicas que podem tanto aumentar como diminuir esse limite. 

Por exemplo, uma paciente com 42 anos com 20 folículos antrais tem uma chance de engravidar maior que outra paciente com a mesma idade, mas com uma reserva de seis folículos. Mas vale lembrar que para congelar óvulos, quanto antes, melhor!

Contudo, a idade não precisa ser um limitante para realizar a FIV. Em situações de pouca quantidade e baixa qualidade dos óvulos, pode ser indicada a doação de óvulos (ovodoação), assim como a doação de esperma, caso o homem apresente alterações seminais graves. Outro procedimento que pode ser adotado é o congelamento dos próprios óvulos visando a uma gravidez futura. 

Dessa forma, uma mulher com menos de 35 anos pode guardar seus óvulos e realizar a FIV após os 40 anos, mantendo as chances de sucesso do momento do congelamento. 

Por exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), os óvulos não podem ser comercializados, e o anonimato da doadora deve ser preservado. A exceção é na doação entre familiares, sendo possível a utilização de óvulos de parentes de até 4o grau.  Em geral, as taxas de gravidez em ciclos de ovodoação possuem mais de 50% de sucesso.

Existe idade máxima para engravidar?

Um estudo publicado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mediu a taxa de gravidez da FIV em mulheres acima dos 40 anos com seus próprios óvulos. O resultado é que:

  • mulheres de 40 anos tiveram 20,8% de sucesso com o tratamento;
  • mulheres de 41 anos tiveram 15%;
  • 11,6% das mulheres de 42 anos conseguiram engravidar;
  • apenas 2,8% das mulheres com 43 anos ou mais conseguiram engravidar.

Isso não significa que mulheres com 44 ou 45 anos não podem ter filhos. Uma análise clínica associada aos exames e tratamentos médicos adequados podem levar a uma  gestação. 

A revista Fertility Sterility, da American Society of Reproductive Medicine, divulgou em maio de 2014 o caso da mulher mais velha a engravidar com FIV e com os próprios óvulos: ela tinha 46 anos. E na Índia uma mulher , deu à luz a gêmeas com 74 anos de idade, em 2016, através da ovodoação. A mulher mais velha a ter concebido naturalmente foi uma britânica de 59 anos, em 1997.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina determina que “A idade máxima das candidatas à gestação por técnicas de RA é de 50 anos”, sendo que essa idade pode ser excedida em casos em que a mulher seja saudável e esteja ciente dos possíveis riscos de uma gestação mais tardia. A alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e evitar tabagismo, álcool e drogas podem fazer toda a diferença em relação à fertilidade e à gestação saudável!

Portanto, qualquer mulher, independentemente da idade, tem o acesso à maternidade se tiver óvulos de boa qualidade e um útero receptivo. Ainda assim, há alternativas como a doação sêmen ou de óvulos.

De qualquer maneira, um planejamento é fundamental para uma mulher acima dos 35 anos que deseja engravidar. Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira também o artigo que explica mais detalhes sobre os tratamentos para engravidar após os 40 anos!

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados