Reprodução assistida: Qual método é o melhor para mim?

Compartilhe este post

A reprodução assistida é o termo que abrange os procedimentos médicos e os métodos utilizados para manipular espermatozoides ou óvulos (células reprodutivas). Os métodos de reprodução assistida vão desde os mais simples até os mais sofisticados. Confira:

Relação sexual programada

É o tratamento mais simples. Consiste na indicação do melhor dia para ter relação sexual por meio do acompanhamento médico. Através do ultrassom transvaginal, é possível chegar a essa data. Mulheres com problemas na ovulação podem fazer esse tratamento, usando medicamentos para estimular o desenvolvimento dos óvulos e promover a ovulação de forma eficaz. A relação sexual programada é indicada normalmente para casais jovens, quando a mulher tem dificuldades para ovular, como nos casos de ovários policísticos, com sêmen do marido e tubas uterinas normais. Mulheres com mais de 35 anos podem fazer o tratamento, mas as chances geralmente são limitadas. A taxa de gravidez é de 10% a 15% e a indução da ovulação com medicamentos aumenta as chances de gravidez de gêmeos.

Inseminação Artificial (ou Inseminação Intrauterina)

Assim como na Relação sexual programada, a mulher recebe hormônios para indução da ovulação e é acompanhada por ultrassonografia transvaginal. A diferença é que em vez de os espermatozoides seguirem o caminho na vagina, colo uterino, cavidade uterina e tubas por meio das relações sexuais, o sêmen é processado e melhorado no laboratório, antes de ser colocado dentro do útero por um cateter fino. Assim, o caminho até os óvulos é menor e a qualidade do sêmen é maior.

A Inseminação Artificial é indicada em casos de infertilidade inexplicada (sem causa aparente) e para homens que têm contagem baixa a moderada de espermatozoides. No entanto, as mulheres precisam ter as tubas uterinas normais. As taxas de gravidez são de 12% a 20%.

Fertilização in vitro (FIV)

É a técnica mais complexa, pois a fecundação do óvulo ocorrerá em laboratório em vez de acontecer dentro da tuba uterina. Os ovários são estimulados com medicamentos para desenvolver os folículos, estruturas que contém os óvulos. Quando eles atingem um tamanho adequado, os óvulos são coletados através de um procedimento com sedação, no laboratório de reprodução humana. O sêmen é colhido logo em seguida. Com isso, é possível fertilizar os óvulos com os espermatozoides do parceiro e observar o desenvolvimento dos embriões de 3 a 5 dias, nas incubadoras. Em seguida, os embriões são transferidos para o útero com um cateter delicado.

A Fertilização in vitro (FIV) é indicada para problemas graves de infertilidade, como alterações tubárias, inclusive laqueadura, endometriose, baixa quantidade ou qualidade dos óvulos e alteração dos espermatozoides. A taxa de gravidez da Fertilização in vitro (FIV) é cerca de 40%.

Doação de espermatozoides

Se o marido não tem espermatozoides no ejaculado, condição conhecida como azoospermia, uma opção pode ser a doação de sêmen. A escolha do doador pode ser feita em um banco de sêmen por meio de informações sobre suas características biológicas. O sêmen de doador pode ser utilizado tanto para inseminação artificial quanto para fertilização in vitro (FIV). O banco de sêmen também é uma opção para casais de mulheres que desejam realizar Inseminação intrauterina ou Fertilização in vitro com óvulos de uma das mulheres.

Doação de óvulos

A doadora precisa ter até 35 anos de idade, não há fins lucrativos e, por questões éticas, só pode ser feita apenas após total esclarecimento e aprovação de todas as pessoas envolvidas.

Os dois tipos de doação passam por uma seleção rígida, com investigação da história pessoal e familiar, realização de exames clínicos, laboratoriais (como sorologias para sífilis, hepatites, HIV e HTLV), de imagem e avaliação completa da fertilidade.

Preservação da fertilidade feminina

Por uma série de questões, a mulher pode desejar engravidar com mais idade, mas quer ter uma boa chance de ter filhos no futuro. Para essa mulher, o Congelamento de Óvulos pode ser uma boa opção. É feita a estimulação ovariana como na Fertilização in vitro (FIV) e a coleta dos óvulos é agendada. Os óvulos maduros são congelados por meio da técnica de vitrificação (congelamento ultrarrápido) e, no futuro, se for necessário, a mulher pode utilizar esses óvulos e fertilizar com os espermatozoides do parceiro, sendo capaz de formar embriões e engravidar após a transferência para o útero.

Como você pode ver, há diversos tratamentos para reprodução assistida, mas qual será o melhor para você? Seria irresponsabilidade nossa dar essa resposta agora, pois apenas um especialista pode determinar qual o melhor procedimento para o casal, depois de ter uma conversa e fazer exames para diagnóstico detalhado do caso.

Temos uma página no nosso site que aborda com detalhes todos os métodos com os quais trabalhamos.

Você ainda tem dúvidas sobre reprodução assistida? Deixe seu comentário ou entre em contato que nós respondemos.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

27 de fev de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados