Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabia que entender qual o período fértil para engravidar te ajuda a aumentar as chances de  ter um bebê? Claro, que não é a causa mais frequente de infertilidade, mas acertar o momento certo da relação sexual pode ser crucial para a gravidez acontecer. 

Neste artigo, iremos te dar dicas de como você pode saber qual o período fértil para engravidar e ter em mente a importância de conhecer o seu próprio corpo. 

Qual o período fértil para engravidar? Conheça as características

Estudos comprovam que a gravidez tardia tornou-se uma realidade no século 21. Também conhecida como gravidez com idade materna avançada, ela está relacionada a mulheres que  dão à luz com idade igual ou superior a 35 anos, por motivos familiares, aumento da introdução feminina no mercado de trabalho e uso dos contraceptivos. 

Utilizar métodos contraceptivos hormonais é um avanço na medicina que trouxe muitos benefícios, porém será preciso ter paciência no momento de tentar engravidar. 

Isso porque, eles podem dificultar a gravidez, além de bloquear o ciclo menstrual desde a adolescência, fazendo com que você não conheça o seu verdadeiro humor, pele e o período fértil. 

Entender o seu corpo é uma informação fundamental para o processo reprodutivo. Então, vamos às dicas! 

Faça a contagem dos dias férteis

Os dias mais férteis são aqueles que antecedem a ovulação, sendo os dois anteriores. Porém, só é possível saber quando ela já aconteceu. Com isso, as mulheres que não possuem um ciclo menstrual totalmente regular não conseguem estimar o dia da ovulação.

Ela ocorre sempre 14 dias após a menstruação, mas você só ficará sabendo depois que menstruar, contando esses dias para trás. 

Então, para as mulheres que menstruam sempre na mesma data podem contar com essa matemática. Já para aquelas que não possuem esse controle, o ideal é estimar mais ou menos quando irá acontecer e ampliar esse período fértil. 

Teste de LH — Ovulação

O LH (hormônio luteinizante) é um teste utilizado para avaliar problemas de fertilidade, função dos órgãos reprodutivos, puberdade precoce e para detectar a ovulação. 

Ele faz a  identificação do pico do LH urinário, no entanto, quando ele é alto suficiente para ser detectado, já ocorreu a ovulação no seu ovário. É informação que você descobre “um pouco atrasada”, podendo ocorrer do dia certo já ter passado. 

Seguimento ultrassonográfico

É realizado um estudo do desenvolvimento folicular dos ovários da paciente, que vão resultar na ovulação, dentro de cada ciclo menstrual. 

O exame também observa o desenvolvimento do endométrio, no útero, e outros sinais de ovulação para que o dia exato da ovulação da paciente seja detectado, facilitando o conhecimento do melhor período para relação sexual para aumentar as chances da ocorrência da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide, que resulta na gravidez). 

É importante saber que os casais que fazem de tudo para saber qual o período fétil para engravidar, se estressando com muita facilidade, podem resultar em uma pior taxa de sucesso. 

Além disso, estudos também comprovam que praticar relações sexuais diariamente ou em dias alternados aumentam as chances de engravidar, cobrindo de maneira efetiva o perídodo fértil.

Gostou de saber qual o período fértil para engravidar? Saiba mais informações sobre assuntos relacionados à fertilidade no blog da clínica VidaBemVinda.