Dicas de Saúde — Cuidados Após Transferência de Embriões

Compartilhe este post

A transferência embrionária é a etapa final do tratamento de fertilização in vitro (FIV). Esse momento é coberto por uma enxurrada de emoções e também de dúvidas sobre quais devem ser os cuidados após a transferência de embriões.

Por mais que haja a conversa anterior com o médico, quando se deita a cabeça no travesseiro, as dúvidas começam a surgir. Afinal, há um desejo muito grande de que tudo dê certo.

Você sabia que existe ligação entre a estratégia de seleção embrionária  e o resultado da FIV? Na Clínica VidaBemVinda temos um laboratório de reprodução com excelência em cultivo embrionário. Dessa forma,  trabalhamos preferencialmente com blastocisto, que é um embrião mais resistente e selecionado, portanto  aumenta as chances de gravidez.

Quais os cuidados após a transferência de embriões?

Para auxiliar nesse momento, separamos os principais cuidados após a transferência de embriões. Confira!

Medicações

A primeira orientação é manter as medicações recomendadas pelo médico. Ele irá orientar quais e como devem ser tomadas cada uma delas.

Repouso

Um dos assuntos mais questionados é referente a manter o repouso após a FIV. Como praxe, imediatamente após a transferência, a paciente deve permanecer por alguns minutos deitada.

Após a saída do local da transferência, é sugerido a permanência em repouso parcial por 24 a 48 horas. Não é necessário um repouso absoluto, é recomendado apenas evitar atividades muito intensas ou pegar pesos.

É possível dirigir após a transferência?

O recomendado é que a paciente vá com um acompanhante para que não seja preciso dirigir logo após o procedimento.

Não há nada que a impeça, mas recomendamos que um acompanhante se responsabilize pela direção logo após a implementação.

 E se eu sentir dor após o procedimento?

A transferência é um procedimento indolor e não é esperado que sinta alguma dor após sua realização. Caso sinta, é necessário consultar o médico.

Quais cuidados extras devo tomar?

Em geral, as indicações são feitas como se a gravidez já estivesse em curso. Portanto, os cuidados após a transferência de embriões devem ser os mesmos cuidados da gestação.

Ou seja, não tomar bebidas alcoólicas, evitar excesso de café, se alimentar de forma saudável e nutritiva, tomar cuidado com alimentos crus, entre outras recomendações individuais.

Gostou do artigo? Para conferir outros conteúdos relacionados à fertilidade e saúde, continue acompanhando o blog da VidaBemVinda.

Dr. Eduardo

Por Dr. Eduardo Miyadahira

21 de dez de 2020
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados