Diagnóstico Genético Pré-Implantacional Embrionário: qual é a necessidade do exame PGD para o tratamento de fertilização?

Compartilhe este post

Na hora de planejar a maternidade, surgem muitas opções para auxiliar e garantir que a gestação seja saudável. O Diagnóstico Genético Pré-Implantacional Embrionário existe para trazer segurança às mulheres que sonham em ser mães.

Quer entender um pouco mais sobre o diagnóstico e o que ele pode fazer por você? Então, vem com a gente.

O que é o PGD — Diagnóstico Pré-Implantacional Embrionário?

O PGD, também conhecido como biópsia embrionária ou CGH (Hibridização Genômica Comparativa, sigla em inglês), é uma análise altamente tecnológica feita a partir de um teste genético das células embrionárias durante um tratamento de fertilizadas in vitro.

Há duas formas de diagnóstico pré implantacional, em uma delas, a função é de verificar a existência de alguma anomalia na quantidade, ou na estrutura dos cromossomos, a  outra, avalia a probabilidade de o embrião desenvolver alguma doença genética devido à mutação de um dos genes. Esse diagnóstico é feito antes que o embrião seja transferido para o útero da futura mãe.

Como é realizado o procedimento?

O diagnóstico é feito no quinto dia da fertilização, realiza-se a retirada (biópsia) de algumas células, que irão para avaliação genética. Nesse período,  é possível fazer a análise e, a partir do resultado dado como embrião normal, com 46 cromossomos, ou com ausência do gene pesquisado, prosseguir com a transferência embrionária.

O que pode ser detectado?

Com o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional Embrionário, é possível detectar anomalias e alterações nos cromossomos, ou nos genes, relacionados a doenças hereditárias que o bebê possa vir a desenvolver.

Os resultados ajudam a identificar se o embrião vai crescer de maneira saudável ou se desenvolverá algum tipo de doença monogênica, como a hemofilia, a anemia falciforme, a fibrose cística e a fenilcetonúria; ou, alguma anomalia cromossômica responsável pela Síndrome de Down, pela Síndrome de Patau e pela Síndrome de Turner, Síndrome de Edwards.

Qual é a indicação para realizar o PGD?

Nem todos os casos de fertilização in vitro precisam passar pelo Diagnóstico Genético Pré-Implantacional embrionário, já que não se trata de um teste obrigatório. Mas é recomendado fortemente para os casais em que as mulheres tenham por volta de 40 anos de idade; quando tiverem sido detectadas anomalias genéticas em gravidezes anteriores; a sucessão de abortos precoces; quando já sabemos da existência de alguma doença genética familiar, ou parental; e, quando outros ciclos de fecundação in vitro não tiverem sido bem-sucedidos.

Existe alguma contraindicação?

Não. O procedimento é seguro e não existe nenhuma contraindicação. Inclusive, casais que não se enquadram nas indicações relacionadas acima também podem solicitar o diagnóstico.

Esse procedimento garante que o bebê será saudável?

Não. Apesar de ser um exame de alta precisão, o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional Embrionário não oferece garantia de que o bebê será totalmente saudável. Isso porque algumas das condições necessárias para a avaliação da saúde do embrião são indetectáveis antes que ele seja implantado no útero. Mesmo assim, as chances de falhas no teste são extremamente baixas.

Para garantir maior segurança durante o procedimento e também nos resultados do Diagnóstico Genético Pré-Implantacional Embrionário, procure um laboratório de confiança e tradição, converse com um médico e peça orientação.

Caso queira mais informações sobre esse ou outros assuntos relacionados, não deixe de assinar nossa newsletter.

Dra. Larissa

Por Dra. Larissa Matsumoto

09 de fev de 2017
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados