Deficiência de Vitamina B3 é encontrada em casos de malformação congênita

Compartilhe este post

A relação entre a deficiência de ácido fólico e defeitos do tubo neural já é bem estabelecida na literatura, mas um novo trabalho surgiu alertando para a relação entre a suplementação de vitamina B3 ( niacina) e uma provável redução do risco de malformações vertebrais, cardíacas e renais conhecidas como sequência de VACTERL.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores Australianos investigaram geneticamente 4 famílias cujos filhos apresentavam essa sequência de malformações congênitas. Chegou-se a conclusão que essas famílias apresentavam defeitos em enzimas do ciclo de produção do NAD (nicotinamida adenina dinucleotideo) resultando em níveis baixos dessa substancia na circulação sangüínea. O NAD está presente em várias reações químicas intracelulares e desempenha um papel importantíssimo na produção de energia para todas as nossas atividades. Ele é fabricado no nosso organismo a partir do triptofano ou da vitamina B3.

Para provar que esse defeito era o responsável pelas malformações, foi “ fabricada” a mesma falha genética em ratos de laboratório por meio da engenharia genética. Os ratos nascidos com essa mesma alteração enzimática vista nas famílias, e cujas mães não receberam uma suplementação adequada de vitamina B3 durante a gestação, nasceram com malformações semelhantes às encontradas nos humanos.

O mais legal de tudo isso foi que a suplementação de vitamina B3 durante a gravidez das ratas fez com que os filhotes nascessem saudáveis mesmo tendo o defeito genético.

Os pesquisadores creem que o mesmo efeito possa ser observado em na reprodução humana, se as mães tivessem recebido um suplemento de vitamina B3 em uma dose 10 vezes maior que a recomendada habitualmente.

Através desse estudo, essas alterações que até então tinham uma causa desconhecida, podem até mesmo, em um futuro próximo, ser evitadas com uma suplementação dietética adequada.

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados