Conheça os tipos de anestesia para o parto

Compartilhe este post

Este artigo foi originalmente publicado no blog Criobanco e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original.

É chegada a hora do nascimento do bebê. Um misto de alegria e apreensão toma conta da gestante, que em breve terá seu filho nos braços. Nesse momento entra em cena um dos principais profissionais de uma sala de parto: o médico anestesista, responsável por avaliar alguns sinais da paciente que serão importantes para escolha do tipo de anestesia a ser aplicada, tais como: o estágio do trabalho de parto, o tamanho e a posição do bebê e a frequência das contrações uterinas.

Basicamente, existem dois tipos de anestesia: a analgesia para o parto normal, e a anestesia para a cesárea. Para o parto normal, a analgesia promove um alívio da dor, sem perda de movimentação. Já na cesárea, a anestesia é feita na região lombar entre duas vértebras, com bloqueio de toda a sensibilidade e movimentação. “A anestesia para parto normal visa ao alívio da dor com preservação da força (contração) muscular voluntária, ou seja, diminuição da sensibilidade dolorosa com mínimo bloqueio motor”, explica o médico anestesista André Gottardi.

A anestesia pode ser regional ou geral. A regional é considerada o método mais eficaz para o controle da dor durante o trabalho de parto e é a mais utilizada na cesárea, possibilitando que a mãe fique acordada para acompanhar o nascimento do filho. Existem três diferentes técnicas de anestesia regional: peridural, raquidiana e duplo bloqueio.

Na peridural é utilizada uma quantidade bem maior de medicamento anestésico, administrada continuamente por um cateter nas costas da gestante, durante o tempo que for necessário. Já na raquidiana o volume de anestesia é menor, mas com ação praticamente imediata e é dada de uma vez só, com duração limitada.

O anestesista, para analgesia do parto, normalmente opta pela peridural, que pode ser por uma injeção única de anestésico em baixas concentrações no espaço peridural ou injeções repetidas conforme a necessidade por via de um cateter instalado no espaço peridural. Pode também ser feita analgesia via raquidiana com a injeção de anestésico de baixa concentração no espaço subaracnóideo, técnica pouco usada.

 Dependendo da situação, do nível de dor e do estágio do trabalho de parto, o anestesista pode preferir realizar o duplo bloqueio, quando é administrada, ao mesmo tempo, a peridural e uma dose pequena da raquidiana. Com isso, a raquidiana alivia a dor instantaneamente e a peridural garante a durabilidade do efeito.

Em raros casos, quando há alguma contraindicação para o uso da peridural ou da raquidiana, a exemplo do baixo número de plaquetas ou cesáreas emergenciais, o médico pode optar pela anestesia geral. Enfim, o que importa é optar pela forma que vai ajudar a futura mamãe a ter menos dor no momento mágico da chegada do seu bebê.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

06 de nov de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados