Tempo de Leitura: 2 minutos

“Como saber se posso engravidar?” é uma das principais dúvidas entre as mulheres que sonham em ter filhos. Ainda mais para aquelas que estão tentando e ainda não obtiveram sucesso. Por essa razão, é importante saber quando há indícios de infertilidade e observar se é o momento de buscar assistência médica.

Pensando em te ajudar, preparamos um artigo que responde essa e outras questões relacionadas à possibilidade de gerar uma vida . Confira!

Afinal, como saber se posso engravidar?

Só sabemos que um casal é efetivamente fértil, quando a gravidez espontânea acontece. Para as mulheres saudáveis com menos de 35 anos, existe um período de tentativas de até 12 meses que é considerado normal. Este prazo é reduzido para 6 meses quando a idade é maior que 35 anos.

Quando devo procurar ajuda profissional?

Além da recomendação mencionada acima, você também deve procurar ajuda profissional se tiver algum fator sugestivo de infertilidade já conhecido. Entre eles, podemos citar a histórico pessoal de endometriose ou de cirurgia nos ovários, ciclos menstruais irregulares e histórico familiar de menopausa precoce. Nessas situações, não é necessário aguardar o período de 6 meses ou um ano antes de buscar ajuda de um especialista.

Alguns exames de rotina ginecológica também podem indicar necessidade de avaliação por um especialista. O Ultrassom transvaginal , por exemplo, pode apontar alterações uterinas (como pólipos ou miomas) que, em alguns casos, podem causar dificuldade para engravidar.

Ainda, as análises hormonais também podem contribuir, indicando uma possível insuficiência ovariana, por exemplo.

É importante ressaltar que a saúde reprodutiva do parceiro também tem impacto no sucesso da gravidez e exames como o espermograma podem indicar necessidade de acompanhamento com um especialista


 

Para engravidar, a saúde é essencial!

Vimos então que a melhor maneira para descobrir a resposta para questão “como saber se posso engravidar” é tentando. De qualquer modo, antes mesmo de pensar em fatores clássicos de infertilidade, não deixe de considerar a sua saúde como um todo.

Ter a saúde do casal em dia é essencial para o período de tentativas e da própria gravidez. Diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo, são doenças que também precisam estar controladas É indispensável frisar que o corpo todo precisa estar saudável para gerar uma vida.

Gostou de descobrir mais sobre a questão “como saber se posso engravidar”? Aproveite também para conferir outros artigos no blog da VidaBemVinda!

Fechar