Como me preparar para o FIV?

Compartilhe este post

A infertilidade pro si só já é fonte de grande ansiedade e estresse para o casal. Vencer a primeira barreira e procurar ajuda de uma clínica especializada ajuda a tirar parte essa pressão. Saber o que está causando a dificuldade e que há solução para o problema diminui a aflição. É comum ouvirmos a frase ao final da primeira consulta: “ Doutor, estamos saindo hoje daqui mais tranquilos e aliviados”.

Sabemos, entretanto, que esse momento de calmaria é passageiro, pois logo o tratamento se iniciará e uma nova montanha russa se iniciará, num misto de expectativa, ansiedade e estresse, alternando com momentos de angústia e euforia.

Preparar-se para esses contrastes emocionais pode ajudar a diminuir o sofrimento. Seguem algumas dicas importantes que compilamos de em nossa prática clínica diária.

10 dicas para se preprar mehor para a FIV

  1. Procure maneiras saudáveis ​​de aliviar o estresse

Lembra do ditado: “rir é o melhor remédio”? Pois é, às vezes coisas simples do dia a dia, como uma massagem do(a) esposo (a),  uma filme de comédia em casa ou um jantar com amigos podem ser tão efetivas para relaxar como fazer uma superviagem de férias ou passar uma semana num spa!

  1. Participe de grupos de apoio

Pode ser difícil compartilhar com familiares e amigos os aspectos emocionais do tratamento, especialmente com pessoas que não estão familiarizadas com a infertilidade.

Oferecemos em nossa clínica o Projeto Canguru, acompanhamento psicológico com especialistas, quepode ser feito indivdualmente ou em grupos.

Além disso, existem vários grupos de discussão e apoio on-line, formados por pessoas que estão passando pelo mesmo momento e que podem ser úteis durante a jornada.

  3. Modifique sua dieta

Temos uma programação personalizada de tratamento que inclui várias orientações dietéticas. Medidas simples como evitar carbiodratos simples (açúcares, choocolates, pães e massas) subsituindo opr saladas, frutas, amênadoas e castanhas já podem ser de grande ajuda. Além disso, temos nutriocionistas que referenciamos para casos que precisam de acompanhamento individual.

4. Mantenha-se informado e faça perguntas

Sabemos do turbilhão físico e emocional que pode ocorrer durante esse período. Nossa equipe está aqui para ajudar, com canais de comunicação dinâmicos como chat, Whatsapp, e-mail e uma linha telefônica direta com biomédicas e enfermeiras. Oferecemos uma multiplicidade de recursos que lhe fornecem informações sobre seu tratamento e muito mais.

Dê uma olhada em algumas das nossas ferramentas on-line enquanto você está se preparando para o tratamento de fertilidade:Conecte-se conosco e com nossos seguidores através da página do Vidabemvinda no Facebook e do nosso canal no Youtube!

Assista e interaja conosco durante nossos LIVES, todas as terças, às 20:30h, transmitidos simultaneamente pelo Facebook e pelo Youtube.

Não conseguir estar ao vivo? Sem problemas: todos os LIVES e uma infinidade de outros vídeos ficam gravados e podem ser assistidos a qualquer momento.

Para quem prefere a leitura, temos nossos e-Books de fertilidade, que podem ser baixados em nosso site.

5. Experimente uma técnica de relaxamento

Terapias complementares como acupuntura, massagem terapêutica e aconselhamento nutricional podem ser muito boas não só quando você está se preparando para o tratamento, mas para toda a vida. Muitas pessoas que iniciam essas práticas durante o tratamento, as mantém depois, independente do resultado obtido com a Fertilização in Vitro.

 6. Livre-se dos excessos

Quando falamos de excessos estamos nos referindo a todas as esferas: excesso de trabalho, excesso de peso, excesso de coisas pessoais por fazer, até excesso de exercício físico. Tente manter o foco no que realmente importa durante os dias de maior estresse com o tratamento.

7. Agradeça as coisas boas da vida

É comum as pessoas se sentirem mal ou para baixo por precisarem se submeter a um tratamento para resolver algo que para outras parece tão simples. Lembre-se: todos tem problemas e também seus momentos felizes! Reserve 5 minutos do seu dia para lembrar-se das coisas boas que tem acontecido ao seu redor e que merecem sua gratidão: coisas tão simples como quem te deu uma carona, ofereceu um café ou um trivial bate-papo, e que fizeram seu dia mais leve ou mais feliz.

8. Entre em forma

Você não precisa estar na academia todas os dias às 5 da manhã, mas sempre é bom para sua mente, corpo e espírito incorporar alguma forma de exercício físico em sua rotina diária. Mesmo que sua programação dificulte fazer academia, tente usar as escadas, no trabalho ou em casa, em vez do elevador e caminhar ao invés de ir de carro para fazer curtos trajetos durante o dia. Lembre-se que mesmo uma pequena perda de peso pode ser um grande passo rumo ao sucesso no tratamento de infertilidade.

 9. Ajude ao próximo

Nada nos faz sentir melhor do que saber que realmente ajudamos alguém mais necessitado. Seja voluntário em algum programa comunitário que esteja ao seu alcance, mas partcipando mesmo, não apenas doando recursos. Verá como isso alimenta sua alma! O que você dá, você receberá de volta.

 10. Concentre-se no que está ao seu alcance

Nem todos os dias serão um bom dia! Conforme-se e tente concentrar-se nas coisas que você pode controlar, livrando sua mente das que você não pode. Use essas dicas com sabedoria e repasse-as sempre que preciso.Quando você chegar ao seu objetivo e olhar para trás, verá que todos os esforços valeram a pena!

Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados