Como lidar com a ansiedade durante o tratamento de Fertilização in vitro?

Compartilhe este post
Você está se sentindo tensa e instável durante seu tratamento de fertilidade? Há muitos fatores que alimentam o estresse e a ansiedade, desde alterações hormonais, até a esperança e o medo, tão naturais e pertinentes neste momento. Conheça algumas dicas para lidar com tudo isso:

Os Hormônios

Os medicamentos para a estimulação ovariana provocam um aumento dos níveis circulantes de estradiol, hormônio responsável por diversos efeitos no corpo da mulher, inclusive no sistema nervoso central, modulando também o humor e as emoções.

O estradiol aumenta a secreção de serotonina e dos receptores desse hormônio no cérebro, além de estimular a produção e efeitos das endorfinas, substâncias conhecidas pela sensação de bem-estar, comum após exercícios físicos.

Assim, durante a FIV, os níveis de estradiol estão elevados e são como uma lente de aumento que tendem a fazer tudo o que sentimos ser mais intenso. Ter isso em mente já é meio caminho andado para fazer você se sentir mais tranquila. É uma boa ideia compartilhar esta informação com as pessoas mais próximas a você para que eles possam compreender melhor seus momentos de alteração de humor sem nenhuma causa aparente.

Lembre-se que os ciclos de tratamento de fertilidade não são o melhor período para marcar reuniões estressantes. Evite-as se possível ou prepare-se emocionalmente, prevendo que para você será um desafio ainda maior. Priorize atividades relaxantes, evitando situações difíceis, como sair com pessoas com quem você não se dá muito bem. Tente reagendar conversas importantes no trabalho para outra semana mais conveniente. Reprogramação nem sempre é possível, mas nesses casos, lembre-se de respirar profundamente repetidas vezes. Isso vai ajudá-la a se concentrar.

 

 

Oscilações de humor: otimista ou pessimista?

Agora você está radiante e cheia de esperança, certa de que este será o mês do resultado positivo! Alguns minutos depois você se sente arrasada e dominada pela tristeza, com a certeza de que não funcionará desta vez, e deixa com que terríveis dúvidas sobre o futuro tomem conta da sua mente.

Espere um pouco. Respire fundo. Esta flutuação entre sentimentos bons e ruins é totalmente normal. Às vezes, você vai ficar animada e outras vezes assustada. Lembre-se, principalmente na fase da tristeza, que este é apenas um ciclo de Fertilização in vitro, mesmo que não seja o primeiro. Foque no seu tratamento, fazendo o melhor, usando os medicamentos corretamente e seguindo o que seu médico orientou. Isso é muito importante para obter o resultado ideal.

Tire um descanso

Dependendo do tipo de tratamento que você está fazendo e a quantidade de procedimentos, seu nível de estresse pode variar muito de um dia para o outro. O dia que você tem um ultrassom para verificar o crescimento dos folículos é provavelmente um dia de tensão muito alta. O dia em que você toma uma injeção pela primeira vez também é muito estressante, assim como aqueles antes de fazer o beta HCG.

Sempre que você sabe que vai ter um dia muito duro, faça uma pausa, nem que sejam minutos na sua jornada de trabalho. Se você tiver que ir para o trabalho logo após um procedimento, tente fugir durante o dia para tomar um café. Você pode tentar fazer alguma terapia relaxante, acupuntura e massagens.

É claro que você não pode parar sua vida por causa dos tratamentos, pois quanto mais obcecada você estiver, mais ansiosa e estressada ficará. Mas, ao mesmo tempo, reconheça a necessidade de se dar um pequeno descanso em determinados momentos, para permitir-se uma transição.

Estresse gera estresse

Veja que paradoxo: você não quer enfatizar o estresse durante seu tratamento, mas ele é estressante. E se preocupar com este estresse é estressante. Então você fica estressada não apenas pelo tratamento, mas também porque está se estressando.

Mas atenção, temos boas notícias! Pesquisas mostraram que sentir-se estressada durante o tratamento não arruína suas chances de sucesso: o nível de ansiedade pré-tratamento ou depressão não afetou as taxas de gravidez nas mulheres observadas. Ou seja, você não precisa se estressar com o estresse.

Contudo, não ignore seus níveis de estresse. Converse, acalme-se e faça de tudo para reduzir sua tensão não para aumentar suas chances de engravidar, mas para que você seja uma pessoa mais feliz e saudável.

Vida Bem Vinda

Por Vida Bem Vinda Master

05 de jun de 2014
Compartilhe este post

Os comentários estão desativados.

Artigos relacionados